Redes Sociais
Artigos Científicos: Redes Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabiotras • 13/5/2014 • 654 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Fabio Trajano da Silva
QUESTÃO SOCIAL
Ji-paraná
2013
FABIO TRAJANO DA SILVA
QUESTÃO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociologia, Fundamentos Históricos, Teoricos e Metodológicos, Ciências Politica e Filosofia].
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.
Ji-paraná
2013
Sumário
Introdução-----------------------------------------------------------01
A questão social e o mundo moderno-----------------------02
Conclusão----------------------------------------------------------04
Referências Bibliográficas--------------------------------------05
INTRODUÇÃO
A questão social é fruto do forte desiquilíbrio capitalista ocorrido no século XIX. A desigualdade e a pobreza formam a chamada questão social, inteiramente ligada com a ascensão da burguesia, a exploração do trabalho e a falta de direitos das classes menos favorecida.
A QUESTÃO SOCIAL E O MUNDO MODERNO
A questão social está atrelada com a desigualdade social, refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho.
O Serviço nasce com a elevação da sociedade burguesa no século XIX e o aparecimento de classe sociais, devido ao forte processo de industrialização frente a um intenso desenvolvimento econômico, político, cultural e social. Assim a burguesia necessitava de um profissional que assistisse a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo domínio sobre os proletários.
Com o crescimento industrial houve empobrecimento da classe operária, que acabou por refletir sobre as condições em que trabalhavam, com issso a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à realização de políticas sociais.
A pobreza é expressão direta da questão social , e se alicerça pelo desenvolvimento desigual vivenciado entre acumulação e miséria.
No crescimento capitalista a pobreza se evidenciou pela precarização nas relações de trabalho, pela mão de obra barata, pela vulnerabilidade perante a condição de trabalhador, pelo desemprego, caracterizando além de situações de miséria econômica, ausência de direitos.
Com o início do Serviço Social, a questão social era vista como uma disfunção de alguns indvíduos à ordem social a partir do ingresso da classe operária no mundo político na luta relacionados ao trabalho, e na busca pelo reconhecimento em favor de seus direitos pelo Estado.
No mundo contemporâneo
...