Redes Sociais
Artigo: Redes Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rica1000 • 10/6/2014 • 2.192 Palavras (9 Páginas) • 349 Visualizações
INTRODUÇÃO
Embora possua muitos aspectos positivos como:propiciar melhor comunicação com familiares e amigos e estimular maior envolvimento comunitário, a internet e em especial as redes sociais, também possuem vários aspectos negativos. Um grande problema causado por essas redes é o isolamento social do individuo. Por conta das muitas horas de acesso diário e das várias funções atrativas por elas apresentadas, seus usuários acabam adquirindo certo vício que além de tudo, atrapalha no rendimento pessoal e profissional.
REDES SOCIAIS
Redes Sociais … é bem possível que estás duas palavras estejam no ranking de palavras mais faladas no mundo e é um fato que hoje quando pensamos nessas duas palavras vem logo a nossa mente sites como Facebook ou Twitter . Porém o termo “Rede Social” não referisse apenas a este universo web.
A interação social praticada por um grupo de pessoas que tenham um interesse, ou pensamento em comum, já é o suficiente para caracterizar uma “rede social”. Nós sempre vivemos e sempre viveremos em uma rede social, seja na escola, trabalho, em casa, ou pela internet.
Porém estas relações sociais sofreram algumas alterações no que se diz respeito ao modo de interação e compartilhamento de informação. Transformações estas que tem como sua maior patrocinadora a Internet, e indo mais a fundo, as Redes Sociais Online. E é neste ponto que entra algumas questões muito discutidas nos dias de hoje: “O que é realmente positivo neste tipo de interação? A partir de que ponto estas redes se tornam prejudiciais? Que tipo de comunicação é melhor?”.
Hoje, as Redes Sociais Online tornaram-se algo quase indispensável, não apenas para jovens e adolescentes, como também para empresas e até políticos. Por que? Simples, porque essas redes sociais são incrivelmente úteis se levado em conta as infinitas possibilidades de propagação de marcas em escala mundial, e o alto nível de troca de informações que elas proporcionam.
Blogs, comentários, fóruns, chats, mensagem de um membro para outro, murais, tudo isso proporciona uma comunicação, uma troca de informação, muito mais rápida e completa. Vamos exemplificar isso: “Uma pessoa está viajando e quer mostrar para alguém como é a vista da janela do quarto de hotel, é só tirar uma foto e compartilha-la com quem quiser no Facebook, e conversar sobre a imagem na mesma hora, mesmo que a outra pessoa esteja em outro continente”.
No entanto, as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios, atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, ficam vulneráveis a críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.
A questão é que não devemos ser radicais ao analisar os benefícios e malefícios deste tipo de comunicação, pois apesar de ser uma ótima “opção” de interação, ela não substitui a interação real/física, e nunca substituirá, o fato é que uma deve complementar a outra, como uma forma de intensificação da relação social.
Ressalta-se que as redes sociais são os sites de relacionamentos mais utilizados em todo o mundo. Esse tipo de site proporciona uma interação impressionante entre pessoas de vários pontos do planeta. Sem dúvida uma ótima ferramenta, mas que tem pontos positivos e negativos, assim como tudo que esta no mundo.
Os sites de relacionamento na ultima década tiveram um crescimento enorme, sendo que a parti de 2003, com a divulgação do Orkut, as pessoas passaram a possuir um perfil no site e começou ali um tipo de hábito que se expandiu em uma escala incrível. Posteriormente o MSN se popularizou e recentemente o Facebook e o Twitter estão crescendo cada vez mais rápido.
Nos dias atuais crianças, adolescentes, adultos e até mesmo alguns idosos, possuem algum tipo de perfil na internet. Através deste, se comunicam com os familiares e amigos pela tela do computador, deixando um pouco esquecido o bom e velho telefone. As pessoas também utilizam as redes, para interagir com pessoas de outros estados e países fazendo novas amizades na WEB. Expressar opiniões, rotinas, expor o seu dia a dia, para os seus amigos virtuais. Há pessoas que se conhecem pela internet e se tornam amigas na vida real, e isso torna os sites muito interessantes.. E nos últimos anos surgiu a Vídeo Chamada (do MSN) e o Skype, no qual ocorre uma interação entre as pessoas através de videoconferência.
A qualidade e os pontos positivos das redes sociais são inúmeros, mas também existem alguns pontos negativos pelo fato desses tipos de sites serem muito interessantes, acabam gerando agravantes muito grandes, como por exemplo: estimular o usuário a passar horas na frente do computador, fazendo com que ele viva apenas uma vida virtual e se esqueça da realidade, ocasionando um ciclo vicioso.
O individuo apenas faz suas tarefas obrigatórias do dia a dia e passa seu resto do tempo no computador. Boa parte das crianças de hoje não sabem mais o que é brincar na rua até tarde, pois a Internet se tornou mais interessante. Os jovens são os que mais ficam conectados a web, alguns até realizam a refeição em frente ao computador, em muitas famílias não há mais dialogo entre pais e filhos, não há se quer uma refeição a mesa, o que pode ser resumido em uma palavra: lamentável.
O fator rede social é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom pela interação e amizades que ocorrem. Ruim pelo fato de trazer sérios problemas quando não é utilizada de maneira correta. Fato é que rede social é um mecanismo que já se enquadrou na sociedade, gera uma grande interação e um rodízio de informação.
Mas assim como qualquer outro mecanismo, deve ser utilizado de maneira correta, sem exageros e com moderação, caso contrário não estará apenas gerando uma dependência, mas também a perda de preciosas horas de vida que poderiam ser utilizadas para viver a realidade, afinal a vida é curta e o tempo não para.
Destaca-se também, que as empresas aderiram a essa tecnologia tão utilizada nos dias de hoje. O avanço das redes sociais em atividades como colaboração, troca de informações e fonte de pesquisas esgueirou-se com facilidade no seio das empresas e sua aceitação rápida e estrondosa pegou todos de surpresa. No início, eram consideradas fontes de dispersão, principalmente para funcionários mais jovens. Mas elas ganharam características profissionais e impactaram o mundo corporativo.
...