Regime De Capitalização Simples E Composta
Artigo: Regime De Capitalização Simples E Composta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapilastri1 • 1/10/2013 • 275 Palavras (2 Páginas) • 1.594 Visualizações
Passo 1 (Equipe)
1. Ler atentamente o capítulo do livro-texto que descreve os conceitos fundamentais de Matemática Financeira – regime de capitalização simples e composta. Pesquisar também em livros didáticos do ensino superior, na internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização da HP-12C como ferramenta auxiliar na resolução de cálculos financeiros na área de Administração.
2. Elaborar texto dissertativo contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Essa pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.
Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. a taxa varia linearmente em função do tempo. Se quisermos converter a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; se desejarmos uma taxa anual e tendo a mensal, basta multiplicar por 12, e assim por diante.
Valor dos juros é obtido da expressão: J = Cx i x n onde:
j = valor dos juros
C = valor do capital inicial ou principal
i = taxa
n = prazo
M = montante final
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.
O conceito de montante é o mesmo definido para capitalização simples, ou seja, é a soma do capital aplicado ou devido mais o valor dos juros correspondentes ao prazo da aplicação ou da divida.
A simbologia é a mesma já conhecida, ou seja, M, o montante, C, o capital inicial, n, o período e i, a taxa.
...