Relações étnico raciais
Por: iaravs • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
QUAL A IMPORTÂNCIA DA LEI Nº 10.639/03 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL
Não é de hoje que as diferenças são tratadas com desigualdades. O preconceito existe desde que existe a diferença entre as pessoas, ou seja, desde sempre. Alguns indivíduos, por possuírem características que a sociedade implantou como o padrão, acabam tratando e vendo com preconceito aqueles que não se encaixam no seu estereótipo.
O Brasil é um grande país, com milhares de habitantes, onde muitos são negros, e estes sofrem com o preconceito desde quando o Brasil era apenas uma colônia. Essas raízes de preconceito se arrastam até hoje, não só com os negros, mas eles são uma das maiores vítimas.
Assim a lei nº 10.639/03 é de extrema importância, pois ela vem para que se tire a visão eurocêntrica que vemos nos livros, que quase não se falam da história africana, que também é nossa história, já que os negros que vieram para o Brasil como escravos contribuíram de diversas formas para nossa cultura.
A lei tem como objetivo acabar com o racismo encontrado, recuperando o orgulho do negro de ser negro e garantir que todos saibam como eles foram importantes para o nosso país, para que assim se corrija as desigualdades históricas que recaem sobre os negros.
Então esse projeto estabelece a obrigação de que as escolas públicas e privadas ensinem sobre essa cultura africana e afro-brasileira, para que o negro seja visto como ele realmente merece, com igualdade.
O QUE OS CONCEITOS DE RAÇA E ETNIA NOS SUGEREM DE ACORDO COM A LEITURA DO ARTIGO?
De acordo com o artigo, percebe-se que desde os primórdios a expressão raça, vem impondo a superioridade entre povos, porem os antropólogos a usam com uma nova interpretação, que abrange a sua dimensão social. Essa redefinição do termo raça portanto, vai contra o que é raça para a biologia, e possibilita que se continue usando a palavra raça para mostrar a situação dos negros no Brasil. Percebe-se que as questões de racismo não se prendem somente a cultura e a vida dos antepassados africanos que aqui estavam, e também a questões físicas que a sociedade relaciona aos negros, pois caso contrário nós não saberíamos diferenciar quem são negros e quem são brancos. O problema se inicia no momento em que se atribui estereótipos e começa a hierarquizar uns dos outros, ocorrendo desigualdade.
Assim por raça entendemos que se as pessoas não tratassem as diferenças de formas desiguais, muitos problemas como o racismo não existiriam, muitas tragédias poderiam ter sido evitadas, pois o homem tem que aprender que todos possuem os mesmos direitos e portanto são iguais.
Para tentar evitar mais desigualdade, foi intensificado o termo de etnia, onde se defende que um povo não se difere por suas questões biológicas, o que os tornam diferentes são o meio em que vivem, sua cultura e sua história, isso que difere um povo de outro.
Esse pensamento é essencial, pois assim, todos entenderiam que ninguém é diferente, apenas tem uma história, uma cultura, uma opinião diferente, e que isso não torna ninguém melhor ou pior, a única coisa que os tornam é serem diferentes um dos outros.
...