Relatório Final Prointer I
Por: rogerio166 • 24/11/2017 • Projeto de pesquisa • 2.752 Palavras (12 Páginas) • 197 Visualizações
Página 1 de 12
Relatório Final Prointer I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
POLO: Campo Limpo – São Paulo/SP
ROGÉRIO GOMES DE SOUZA RA 9437558911
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA PROINTER I
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, EMPREENDEDORISMO e DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ANA CRISTINA AQUINO
SÃO PAULO/SP
NOVEMBRO/2017
RELATÓRIO FINAL PROINTER I
PLANO DE NEGÓCIO
SÃO PAULO/SP
NOVEMBRO/2017
RESUMO
A síntese deste trabalho diz sobre empreendedorismo, do quanto ele é importante para o país e busca identificar a importância do perfil de empreendedor, seus riscos e desafios, e que apesar das dificuldades encontradas com a burocracia e as políticas existentes, a questão da ética nos negócios e desenvolvimento pessoal e profissional apresenta crescimento nos últimos anos. Ser um empreendedor na atualidade não é uma tarefa fácil, pois são inúmeras as dificuldades a serem enfrentadas. Tudo por causa da já citada burocracia, onde primeiramente se deve passar por um “turbilhão” de documentos que são exigidos, a complexa carga de tributos, dificuldades de obter financiamento em decorrência da crise mundial que de maneira ou outra afeta o Brasil, a própria política pública do empreendedorismo, e ainda o que é pior: a falta de nosso governo brasileiro permitir que pequenos empreendedores consigam obter subsídios para que possam tocar seu negócio adiante. Não é à toa que nos deparamos com muitos empreendedores na informalidade, garantindo seu sustento com a venda de produtos e serviços sem qualidade. São muito os desafios, pois riscos existem, mas um empreendedor precisa de ter coragem para assumir todos estes riscos, é uma natureza do seu perfil, e precisa saber muito bem lidá-los. Entretanto, a falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica e mercadológica podem muito bem levar o pequeno empreendedor ao fracasso extremo. O que pode determinar seu sucesso não são só suas habilidades, planejamento, vontade de crescer, autodeterminação ou buscar novos caminhos quando necessário. Precisa muito do envolvimento do governo e das instituições financeiras, no sentido de fornecer todo o amparo necessário para este pequeno empreendedor, seja na formação acadêmica, na facilitação de obter recursos financeiros, nas orientações socioeconômicas e na política social. O apoio do governo ao facilitar o acesso à educação e formação profissional ajudaria bastante neste sentido, pois estaria preparando os jovens para um futuro promissor, podendo-os transformar em novos empreendedores, que com ética, dedicação, disciplina e principalmente acreditando no possível, estariam gerando novos empreendimentos, gerando empregos, divisas e crescimento no nosso país.
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por objetivo apresentar uma pesquisa exploratória. Ao realizar o desafio profissional identifiquei em seu planejamento que todos os detalhes deste me permite ter uma visão estratégica de todos os pontos fundamentais, uma noção da teoria sobre o assunto. Estamos atravessando um cenário positivo em relação ao empreendedorismo; as pessoas estão com menos medo e receio de abrir seu próprio negócio. Consequentemente, a economia do País melhora, e o Brasil cresce, pois, empreender virou-se carreira. Os jovens formados querem ser donos do próprio negócio, e são mais motivados.
Hoje com o mundo cada vez mais competitivo e globalizado, é fundamental que as pessoas empreendam cada vez mais, e o importante é fazer acontecer e realizar com consciência de que planejamento para um bom empreendimento é a peça chave. Há quem diga que burocracia atrapalha o crescimento do empreendedorismo e os que proclamam que o crescimento do país nunca esteve num estágio tão positivo com esse aumento. Veremos que apesar de tamanha controversa é vital ter em mente que o preparo do empreendedor e o planejamento do negócio é o que irá determinar um resultado favorável.
Neste trabalho final pude concluir que empreender não é uma tarefa fácil, pois há obstáculos que devem ser derrubados. Um fator relevante é a preparação do profissional, pois ele deve estar muito bem instruído quanto ao negócio à ser criado, pesquisar as tendências de mercado, se atualizar com os recursos tecnológicos, e a situação econômica atual do país.
Espero poder apresentar-lhes este relatório final com ênfase ao negócio objeto dos trabalhos realizados nas doutrinas de empreendedorismo, ética e relações humanas no trabalho, e desenvolvimento pessoal e profissional aqui estudadas neste bimestre.
ENTREVISTA – Considerações e observações sobre a entrevista
Na entrevista realizada no Relatório Parcial do Prointer I, sobre a empresa Mundo Encantado Decorações de Festas Infantis, pude ter uma ideia de como planejar um negócio. Um fato relevante me chamou a atenção quanto à formação acadêmica da empreendedora, que na minha opinião foi muito importante, pois para uma pedagoga abrir um negócio voltado à eventos infantis não foi tão difícil. As pesquisas de mercado, as empresas concorrentes, seus fornecedores e principalmente o investimento financeiro inicial foram fundamentais. Uma em cada quatro empresas brasileiras quebram antes de completar um ano. Driblar esta estatística é o desafio de todo empreendedor que decide abrir um negócio no país.
PLANO DE NEGÓCIOS
DIGIWORK´S SOLUÇÕES EM DESPACHOS ADUANEIROS LTDA.
Rua Tramandaí, 56 – Fundos – PQ. D. Pedro II – Campinas-SP.
DIGIWORK´S
ROGÉRIO GOMES DE SOUZA
Diretor Comercial
Fone (19) 3233-0001
NOVEMBRO/2017
Elaborado por: Rogério Gomes de Souza
SUMÁRIO
Descrição da Empresa ..................................................................................................... 08
Produtos e Serviços ......................................................................................................... 09
Mercado e Competidores ................................................................................................ 10
Marketing e Vendas ........................................................................................................ 11
Análise Estratégica .......................................................................................................... 12
Plano Financeiro............................................................................................................... 13
Anexos ............................................................................................................................. 16
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A DIGIWORK´S SOLUÇÕES EM DESPACHOS ADUANEIROS LTDA nasceu em 2015 a partir da ideia de um coordenador de processos de importação, que trabalha atualmente em uma comissária de despachos de grande porte na Região Metropolitana de Campinas (RMC), interior de São Paulo. Esta região concentra grandes indústrias, tanto no setor tecnológico, químico, metalúrgico, farmacêutico e serviços. E ainda conta com o Aeroporto Internacional de Viracopos, principal porta para que estas indústrias possam exportar e importar seus produtos. Muitas empresas prestadoras de serviços de comércio exterior, agentes de cargas e transportadores se concentram na RMC, sendo uma oportunidade em empreender na mão-de-obra terceirizada para a elaboração dos processos de importação e exportação.
O crescimento da DIGIWORK´S se dará com a ampliação do aeroporto de Viracopos, a criação do trem-bala que interligará Campinas ao Rio de Janeiro, beneficiando os executivos que viajam a negócios, bem como a provável instalação de novas indústrias, visando ainda mais o aumento do volume das exportações e importações brasileiras.
Nosso faturamento líquido anual presumirá no montante de R$ 134.000,00 (cento e trinta e quatro mil reais), já deduzindo todos os encargos sociais (impostos, despesas, etc...).
Nossa estrutura organizacional conta com seu diretor comercial/administrativo/financeiro, RH/Compras, depto. TI e depto. operacional, ao todo totalizando 09 componentes.
A DIGIWORK´S está localizada no bairro Parque D. Pedro II, próximo ao aeroporto de Viracopos, bem como à grandes indústrias (Mercedes Benz, Bentler Automotive, John Deere Máquinas Agrícolas, Transportadora Brasiliense Cargo, entre outras), além das principais vias de acesso (Rodovia dos Bandeirantes, Anhanguera, Santos Dumont).
As empresas-alvo da criação de parcerias serão os agentes de cargas (UPS, DHL, Ceva Logistics) e comissárias de despachos de grande porte, que desejam terceirizar a formulação de despachos de importação.
PRODUTOS E SERVIÇOS
Nosso produto/serviço principal é a elaboração de declarações de importação e licenciamento de importação dentro do ambiente do cliente, fornecendo mão-de-obra especializada. Nossa empresa está capacitada para operar sistemas gerenciais de importação que os importadores utilizam nas suas operações de comércio exterior (ImportSys, BrokerSys, eComex, DDBroker, GIP-Lite), e também aos despachantes e comissária de despachos aduaneiros. Contamos com profissionais altamente qualificados, e profundos conhecedores do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) da Receita Federal do Brasil, onde realizam os registros das declarações e licenciamento das importações em perfeita consonância com as regras estabelecidas pela aduana brasileira.
Nosso plano para o futuro será consolidar todas as atividades de comercio exterior, terceirizando a mão-de-obra desta área, trazendo redução de custos e demais benefícios para os importadores e exportadores.
MERCADO E COMPETIDORES
O mercado de terceirização de serviços de comercio exterior tem sido a opção de muitas empresas, de pequeno, médio e grande porte, para otimizar suas relações comerciais de exportação e importação. Ao invés de manter um departamento interno responsável por todas as etapas das transações comerciais, muitas companhias contratam empresas terceirizadas como forma de reduzir os custos operacionais envolvidos com as transações entre países, obtendo ainda maior eficiência nos processos.
Segundo a revista eletrônica Portal Administradores (www.administradores.com.br), para Sheila Laham, sócia-diretora da F.Lahan Consultoria que trabalha há 17 anos em comércio exterior, o benefício da terceirização está na possibilidade do clientese dedicar às atividades diretamente relacionadas a seus negócios, deixando sob a responsabilidade do prestador de serviços as questões ligadas a legislação (nacional e internacional), logística (dentro e fora do país), liberação de carga, movimento nos portos/aeroportos, e câmbio.
Sheila defende que a terceirização é capaz de trazer oportunidades vivenciadas no mercado, além de proporcionar estudos para implementação de linhas especiais de importação e exportação, estudo das melhores práticas de mercado e, ainda, oportunidades na lei aduaneira para otimização do trânsito e liberação das mercadorias. Nesse sentido, os softwares voltados para o comércio exterior, segundo ela, são essenciais para a otimização das relações comerciais externas, já que os principais processos de negociações externas sob responsabilidade do governo estão automatizados pelo sistema Siscomex, o Drawback, entre outros. Daí a necessidade de se criar uma frente de trabalho para operar tais sistemas, o qual fundamentamos nossa empresa.
No mundo de Comex, já existem empresas prestadoras destes serviços, como por exemplo citamos a Sandler & Travis do Brasil, Digi Brokers Comércio Exterior, e Bycomex Ltda, além de empresas desenvolvedoras de software de gestão para estas operações, como exemplo a NSI – New Soft Intelligence.
Mesmo com os concorrentes citados ainda há ampla oferta de serviços, tornando então a Digiwork´s como uma nova opção de terceirização de serviços para os importadores e exportadores que buscam por qualidade, rapidez e custo-benefício.
MARKETING E VENDAS
A Digiwork´s é uma empresa dirigida por profissionais com mais de 30 anos de experiência voltada à área de comércio exterior, cujo ênfase e diferencial está no apoio voltado a pequenas e médias empresas nos processos de internalização, no tocante a formulação de despachos aduaneiros de importação.
Buscando atender às necessidades específicas dos clientes, a Digiwork´s oferece seus serviços de mão-de-obra terceirizada que atendem este seguimento, oferecendo qualidade, rapidez e eficiência nos serviços prestados, sempre em consonância com as regras estabelecidas na área de comércio exterior.
Com a nossa equipe, formularemos os despachos de importação (D.I. e .LI) no próprio sistema do cliente, respeitando todas as práticas de ética da empresa, garantindo o sigilo das informações em conformidade com os quesitos de Compliance, e em conformidade com as normas administrativas da Receita Federal do Brasil.
Nossos preços são os mais atrativos, compatíveis com o mercado atual, que podemos estar faturando mensalmente ou quinzenalmente, de acordo com o que a contratante estabelecer.
Localizada na cidade de Campinas/SP, próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, somos privilegiados em atender nesta principal porta de entrada de mercadorias estrangeiras, e nosso objetivo é expandir nossos serviços para a grande São Paulo e em Santos.
Divulgaremos nossa empresa através das mídias sociais (Internet, Revistas de Comércio Exterior e anúncios nos portais do Sindicado dos Despachantes Aduaneiros de SP, Campinas e Santos).
Devemos penetrar no mercado através de parceria com as comissárias de despachos de grande porte que atuam no mercado atual, bem como os agentes de cargas internacionais que operam no aeroporto internacional de Viracopos. Estamos prevendo uma carga inicial de aproximadamente 200 processos/mês a serem elaborados pela nossa frente de trabalho, e nosso objetivo é alcançarmos a meta de 1200 processos/mês em 2 anos.
ANÁLISE ESTRATÉGICAChamamos de "incertezas" (e não de crise) estas que no momento são as razões de muitas empresas para reduzirem seus investimentos, cortarem custos, postergarem projetos. Ajustar-se aos tempos de incerteza, buscando alternativas de gestão, tem sido a tônica nos últimos meses em praticamente todos os setores.
Às empresas que estão vendo hoje suas exportações reduzidas em volume, cabe considerar que no comércio exterior há um princípio que prima pelo esforço de permanência no mercado conquistado, mesmo em situações adversas. Uma das formas de se manter os clientes já conquistados é manter a qualidade dos produtos e serviços, mas com preços ainda mais competitivos.
Uma alternativa de gestão do comércio exterior a que se pode dar destaque é a "terceirização" do departamento de exportação e importação. Se o volume de exportações ou importações já não justifica manter custos fixos com uma equipe de funcionários, a terceirização das operações às empresas de assessoria especialistas passa a ser uma excelente opção para redução de custos, uma vez que os serviços podem ser contratados na medida em que entram novos negócios, tanto de exportação, quanto de importação.
1.1 Algumas vantagens da terceirização do departamento de comércio exterior:
• Ganho de qualidade devido à experiência no serviço especializado em comércio exterior e suas peculiaridades.
• Redução de custos fixos operacionais.
• Redução na quantidade de contatos operacionais por parte da empresa contratante.
• Serviços adaptados às necessidades da empresa exportadora/importadora.
Também outras atividades de apoio ao comércio exterior podem ser terceirizadas, tais como pesquisa e desenvolvimento de novos mercados, de novos compradores ou fornecedores, etc.
A questão é que o comércioexterior passou a ser uma atividade necessária e indispensável para muitas empresas, portanto cabe mantê-la sempre ativa, sendo necessário às vezes uma mudança de cultura organizacional e pensar em fazer diferente. Exporte tarefas. Importe resultados.
Diante deste cenário, a Digiwork´s foi criada estrategicamente para atender a demanda do mercado atual, tornando-a competitiva com as demais já existentes que oferecem estes serviços.
PLANO FINANCEIRO
Para que possamos colocar em prática nosso negócio, será necessário um investimento de aproximadamente R$ 91.460,00 (noventa e um mil, quatrocentos e sessenta reais), o qual este valor seria disponibilizado através de financiamento junto ao BNDES, a serem pagas em 03 anos.
Os recursos para o crescimento de nossa empresa surgirão através do aumento do volume de processos, já que o montante inicial seria de 200 processos/mês, a um custo de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) cada, sendo este número o mínimo necessário para que seja viabilizado o negócio.
Este volume apresentado julgamos ser atrativo, pois mantendo os valores e despesas abaixo apresentados em nosso plano financeiro, teremos um superávit de R$ 128.600,00 (cento e vinte e oito mil reais), que poderíamos utiliza-lo na liquidação parcial do empréstimo junto ao BNDS, e ainda aplicar em fundos de renda fixa, para aumentarmos nosso capital para o ano seguinte.
INVESTIMENTO INICIAL
Abertura de firma
R$ 2.500,00
Contador
R$ 1.000,00
09 notebooks
R$ 14.400,00
Material elétrico
R$ 1.000,00
02 licenças MS Office 365 (anual)
R$ 420,00
Nobreaks
R$ 600,00
01 impressora laser multifunc.
R$ 1.400,00
Equiptos wireless
R$ 500,00
02 aparelhos NextelBlackberry
R$ 610,00
Material Escritório diversos
R$ 6.500,00
Material propaganda
R$ 10.000,00
Criação página internet
R$ 3.000,00
Assinatura anual Infoconsult
R$ 3.000,00
Cadeiras
R$ 1.800,00
Mesa Escritório
R$ 2.430,00
Internet+linha telefonica
R$ 300,00
Locação Imovel
R$ 2.000,00
Automovel
R$ 40.000,00
TOTAL INVESTIMENTO
R$ 91.460,00
RECEITAS
Faturamento bruto anual
R$ 180.000,00
CUSTOS/DESPESAS (ANUAL)
Salários + Pró-Labore
R$ 104.000,00
Encargos
R$ 16.900,00
Contas a pagar (fornecedores)
R$ 5.840,00
Despesas Bancárias
R$ 760,00
Energia Elétrica
R$ 1.640,00
Agua
R$ 600,00
Telefone/Internet
R$ 2.600,00
Seguros
R$ 1.560,00
Plano de saúde
R$ 3.680,00
Impostos
R$ 3.280,00
Aluguéis
R$ 24.000,00
Combustível
R$ 3.500,00
TOTAL CUSTOS/DESPESAS
R$ 168.360,00
REFERÊNCIAS
Portal Administradores (http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/terceirizacao-do-setor-de-comercio-exterior-oferece-diversos-beneficios-para-empresas) – publicado em 10/Jan/2005 às 10:39hs – visualizado em 20/05/2015 as 20:13hs;
Revista Exame.com
(http://exame.abril.com.br/pme/noticias/8-dicas-para-sua-empresa-sobreviver-ao-primeiro-ano) – publicado em 02/03/2011 as 06:10hs – visualizado em 10/06/2015 as 20:20hs;
CINTRA, Josiane C. Desenvolvimento pessoal e profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011;
DORNELLAS, José C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2015 5ª edição (reimpr.);
MATOS, Francisco de G. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. Edição Especial Anhanguera - São Paulo: Saraiva, 2012.
ANEXOS
Receita facilitará importações para as pequenas empresas (Revista Exame.com – 06/05/2015 – 14:00hs)
06/06/2014 - Obras transformarão Viracopos no maior aeroporto da América Latina
Píer A do novo terminal de Viracopos começa a operar no dia 6 de junho
crédito: Divulgação/Aeroportos Brasil Viracopos
Com investimento de R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão,
o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, será preparado para receber mais de 80 milhões de passageiros/ano e deve se transformar no maior e mais moderno aeroporto da América Latina. Esse é o compromisso da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que ganhou o leilão de Viracopos realizado no dia 6 de fevereiro de 2012 e iniciou, no fim de agosto do mesmo ano, as obras do primeiro ciclo de investimentos do MasterPlan do complexo.
O novo aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e centro de convenções, num projeto desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos responsável pelo aeroporto de Schipol, em Amsterdã, um dos mais modernos do planeta.
A entrega do novo aeroporto começa neste mês de junho, com a utilização do píer A (internacional) pelas delegações estrangeiras que virão disputar a Copa do Mundo. A primeira seleção a desembarcar no novo aeroporto de Viracopos será a da Costa do Marfim, no dia 6 de junho, sexta-feira. Também será inaugurado o novo pátio de aeronaves. A transferência das companhias aéreas para o novo aeroporto de Viracopos terá início após o final da Copa do Mundo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com