Relatório Técnica do Macaco CFC
Por: Filipe Xavier • 26/11/2019 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Centec
Turma 16D
Relatório aula técnica/prática
Com utilização de macaco
Grupo 1:
Jader
Filipe
Daniela
Brenda
Introdução
No dia 22 de novembro foi realizada uma aula teórico/prática utilizando uma técnica denominada “técnica do macaco”, aonde consiste em suspender uma das rodas dianteiras de tração do veículo, mantendo seu estado estático, possibilitando ao aluno que nunca dirigiu, aprender sobre os comandos do mesmo, sem sair do lugar.
Como alunos, diante do fluxo de informações e a falta de preparo, juntamente com a adrenalina aumentada e a endorfina diminuída (propulsionadores do estado de nervosismo), acreditamos que nós possamos ter errado em algumas coisas, dentro da normalidade de quem está aprendendo à aprender. Em relação ao método utilizado, achamos muito interessante a maneira de se ensinar os comandos do veículo com o motor ligado, mas o carro estático, ou parado, obviamente por falta de tração em uma das rodas dianteiras do veículo – por essa estar suspensa por um macaco hidráulico.
Da parte do instrutor, ele ensinou os comandos dos pedais, pedal da esquerda/embreagem, pedal do meio/freio e pedal da direita/acelerador. Ele utilizou de repetição para que memorizássemos. Após, ele nos deu informações sobre o procedimento para ligar o motor (procedimento de partida), sendo observado a leitura do sistema elétrico (injeção eletrônica), para então girar a chave, ligando o motor, com o carro em ponto neutro.
Em seguida, nos foi apresentado a maneira correta do posicionamento das mãos em relação ao volante. Essas deverão estar como um ponteiro de um relógio, no horário 10:10 e 9:15.
Após, nos ensinou como intercalar ou associar os pedais com o câmbio. Deve-se pisar primeiro no pedal de freio (na técnica utilizada o freio de mão já estava acionado por medida de segurança), para depois pisar na embreagem, engatar a 1ª marcha e então, se soltar a embreagem devagar tirando o pé do pedal de freio e, acelerando suavemente, repetindo o procedimento, sucessivamente até a 3ª marcha, aplicando a mesma fórmula quanto à reduzir as marchas.
Também nos ensinou sobre a sinalização do veículo, a maneira correta de associar os sinais de seta com o comando de volante. Se for virar para a esquerda, acionar a seta p/ esquerda, olhar nos retrovisores, segurar com as mãos a parte esquerda do volante e depois alinhar a direção, o mesmo procedimento sendo aplicado em manobra pela direita, ou seja, se for virar à direita, acionar a seta da direita, olhar nos retrovisores, segurar com as mãos a parte direita do volante e depois alinhar a direção.
Finalizando, foi ensinado como desligar o motor do veículo. Para isso, a marcha deverá estar neutra, então é necessário pisar no pedal do freio para então desligar o motor. Com o motor desligado, engrena-se o carro na 1ª marcha e aciona-se o freio de mão (freio de estacionamento).
Conclusão:
...