Relatório de Estágio Normal Médio
Por: phthenrique • 30/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 344 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL SÃO GABRIEL[pic 1][pic 2]
CURSO NORMAL MÉDIO
PAULO HENRIQUE TEIXEIRA
RELATÓRIO ESTÁGIO DE REGÊNCIA
SÃO GABRIEL DO OESTE - MS
SETEMBRO DE 2016[pic 3]
PAULO HENRIQUE TEIXEIRA
RELATÓRIO ESTÁGIO DE REGÊNCIA
Relatório de estágio supervisionado do curso Normal médio, realizado na Escola Municipal Nilma Glória Gerace Gazineu na cidade de São Gabriel do Oeste – MS, sendo em regência na Educação Infantil com em sala de aula. Professoras supervisoras Maria Elaine e Ivane Dam Toneto.
SÃO GABRIEL DO OESTE - MS
SETEMBRO DE 2016[pic 4]
SUMÁRIO
[pic 5]
INTRODUÇÃO............................................................................................................4 | |
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5 | |
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................7 | |
ANEXO...................................................................................................................... 8 | |
[pic 6][pic 7]
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como finalidade apresentar as atividades realizadas no estágio de regência numa sala de aula de Educação Infantil sendo no pré II da Escola Municipal Nilma Glória Gerace Gazineu, descrever o resultado e aproveitamento das aulas, como foi a interação com os alunos e professores.
A realização do estágio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de aplicar toda a teoria estudada com a realidade da sala de aula. Esse momento do estágio deve ser considerado um momento de viver a realidade dentro de uma sala de aula, um momento que o estagiário deve se mostrar prestativo, não ter timidez perante os alunos e o professor que ira acompanha-lo.
A Educação Infantil é muito importante na vida de uma criança, pois é na infância que ela começa a ter contato com a educação, seja ela em casa, com seus pais, ou na escola. A educação infantil é a base de uma boa educação, pois nesse período o poder de aprendizado é muito maior, porque para elas é tudo novidade. Um fator importante também da Educação Infantil é que as crianças começam a ter obrigações e deveres.
2. DESENVOLVIMENTO [pic 8]
O estágio foi realizado de uma forma descontraída, onde tive autonomia para desenvolver todas as atividades, tive total apoio da professora regente Eleni, que sempre que eu precisava me dava todo o suporte. Já conhecia as crianças, pois realizei o estagio de observação na mesma sala, o que facilitou na minha desenvoltura no decorrer das aulas. O pré II segue uma apostila riquíssima em atividades onde as crianças demonstram interesse durante as atividades. Sendo assim, meus planos de aula foram todos baseados nessa apostila.
No decorrer das aulas também trabalhei dinâmicas, músicas, brincadeiras para que as aulas fossem mais prazerosas. Inicialmente é feita a acolhida e especificamente na segunda-feira é realizada uma roda de conversa onde cada aluno conta o que fez no sábado e domingo, antes é feita uma oração, após a roda de conversa cantamos uma música com expressão corporal para que as crianças se despertem um pouco e ficam mais animadas para realizar as atividades.
A chamada com fichas é fundamental para a memorização do nome próprio da criança, onde eles reconhecem até as fichas de seus colegas. No momento do calendário perguntava para os alunos como estava o tempo, que dia da semana era e pedia para um aluno registrar no calendário o dia e desenhar um sol, nuvem, nuvem com chuva dependendo como estava o dia.
Começamos as atividades conhecendo os tipos de alimentação, onde as crianças reconheceram a importância dos alimentos, conheceram comidas típicas de alguns países, realizaram leitura de imagens, interpretaram história em quadrinhos. Comentei sobre a necessidade que os seres humanos têm de se alimentar adequadamente. O tema alimentação foi trabalhado por alguns dias e através desse tema descobri a comida preferida de cada aluno, eles realizaram pesquisas em revistas procurando imagens de alimentos recortaram e colaram na apostila o que desenvolveu a coordenação motora fina.
Também trabalhando o tema alimentação li textos informativos, conversei sobre como alguns alimentos são cultivados e como é construída uma horta. Comentei que as frutas e legumes são essenciais para a nossa saúde, montamos um cartaz com imagens de alimentos cultivados , que as próprias crianças fizeram a pesquisa em revistas para recorte. Foram desenvolvidos também os nomes desses alimentos, estimulando a alfabetização dos alunos. Com o L de laranja montei um cartaz (com desenho) com palavras iniciadas com essa letra, palavras que as crianças me disseram com dicas que a professora e eu dávamos. Preparamos uma vitamina com algumas frutas, deixando que alguns alunos nos auxiliasse, esse momento foi bem divertido.[pic 9]
...