Relatório de arranjo
Por: Beatriz Ogata • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
Relatório de Arranjo
Beatriz Ogata VI Termo
1º - Escolha da música;
2º - Estilo musical para arranjar a música escolhida (bossa nova);
3º - Instrumentação – Escolha a partir do gosto e da sonoridade para o estilo musical escolhido.
- Violino: Instrumento que faz a melodia da música inteira foi escolhido por ser o mais agudo e brilhante entre os três instrumentos melódicos escolhidos.
- Violoncelo: Escolhido junto com o trio de cordas, o instrumento com tessitura intermediária entre os três escolhidos.
- Contrabaixo: Escolhido para fazer a função do baixo.
- Violão clássico (corda de nylon): instrumento harmônico, escolhido pelo timbre, muito usado na bossa nova.
Bongô – instrumento percussivo com som mais suave, escolhido pela simplicidade na maneira de tocar, pois utilizei células rítmicas simples e não quis enfatizar o instrumento percussivo.
4º - Escrita da melodia da música na linha do violino;
5º - Escrita da rítmica do Bongô em toda a música (utilizei a mesma célula rítmica em toda a música, uma célula rítmica muito simples).
6º - Rearmonização da música e escrita – alteração da tonalidade da música devido a tessitura dos instrumentos e a região escolhida para cada instrumento. Na rearmonização foi usado acordes relativos e invertidos. Os acordes da música original eram mais simples devido ao estilo musical, já os acordes que foi utilizado no arranjo foi mais elaborado devido ao estilo da bossa nova.
7º - Escrita dos instrumentos melódicos: foi feito contracantos passivos e ativos durante toda a música utilizando o violoncelo e o contrabaixo.
Contrabaixo: notas mais curtas na introdução e pré-refrão e durante a estrofe notas longas, principalmente tocando tônicas.
Violoncelo – Na introdução ele inicia um cromatismo com notas mais rápidas. Na estrofe faz staccatos com rítmica de bossa nova. No pré-refrão volta a fazer o cromatismo da introdução e no refrão faz contracantos ativos semelhantes à melodia, e também notas rápidas com função melódica.
Em alguns momentos da estrofe o violoncelo e o contrabaixo fazem quintas paralelas ocultas, em muitos casos onde há erros contrapontísticos a escolha se deu por meio da sonoridade.
...