Relatorio Aula Pratica Teste De Chama
Exames: Relatorio Aula Pratica Teste De Chama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandarc • 7/10/2014 • 780 Palavras (4 Páginas) • 2.025 Visualizações
I. INTRODUÇÃO
A análise qualitativa é empregada quando se pretende determinar ou identificar as espécies ou elementos químicos presentes numa amostra, podendo ser eles atômicos ou moleculares, os quais podem ser de origem mineral, animal e vegetal. Faz-se, em outra definição, observação quanto aos aspectos físico-químicos (ex.: cor, odor e pH).
A técnica da análise elementar por via seca (teste de chama) baseia-se no fato de quando sujeitos a elevadas temperaturas os íons metálicos passam a estados excitados e ao voltarem a estados menos energéticos emitem radiações, isto é observável sobre a forma de uma chama colorida. O conjunto das radiações emitidas corresponde ao espectro de emissão.
Os ensaios de identificação de cátions por via úmida são feitos com substâncias em pequenas quantidades de soluções. Desta maneira, é notada a ocorrência da reação pela formação de precipitado, desprendimento de gás ou mudança de cor. Sendo assim, as maiorias das análises qualitativas são feitas por via úmida. Os reativos são substâncias adicionadas para formação de sais de características conhecidas por precipitação.
II. OBJETIVO
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais e identificar os cátions por reações de precipitação.
III- MATERIAIS UTILIZADOS
Foram utilizados os seguintes materiais e equipamentos :
MATERAIS
- Cloreto de sódio (NaCl) ( Colocar os sais em vidro de relógio)
- Cloreto de potássio (KCl)
- Cloreto de bário (BaCl2)
- Cloreto de Estrôncio ( SrCl2)
- sulfato de cobre (II) (CuSO4)
- Cloreto de cálcio (CaCl2)
- Ácido clorídrico concentrada HCl (tubo com rolha)
- Ácido Clorídrico 6M com conta gotas
- Ácido Nítrico diluído com conta gotas
- Hidróxido de amônio concentrado
- Ácido acético 6 mol/L
EQUIPAMENTOS
- Bico de bunsen e fósforo
- Tripé e tela de aquecimento
- Pinça metálica
- Dois vidros de cobalto
- Pisseta de água
- Banho maria
- Centrífuga
- Estante com 6 tubos de ensaio que caibam na centrífuga
- Béquer de 50 ml
- Pipeta de 10 mL
- Pipeta de 5 mL
III. PROCEDIMENTOS ESPERIMENTAL
PARTE I – VIA SECA (QUALITATIVO)
Foi colocado uma pequena porção de cada um dos sais num vidro de relógio, devidamente identificada.
Aqueceu-se a argola metálica do fio no cone superior da chama do bico de Bunsen. A argola apresentou coloração, pois estava suja, por conta disso a argola, foi mergulhada na solução de HCl concentrado, e foi levada de novo à chama, havendo necessidade, repetir este procedimento até que não houve nenhuma coloração.
Mergulhou-se a argola na amostra, "agarrando" assim a substância que aderiu à argola em seguida a argola foi levada à chama, observou-se e foi registrada a cor.
Foram comparadas as cores das chamas obtidas com as da tabela de referência.
RESULTADOS
METAL COR
...