Relatorio De Estagio
Artigos Científicos: Relatorio De Estagio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leklek • 26/9/2013 • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 1.354 Visualizações
Introdução
Nesse trabalho abordarei um pouco sobre o aspecto histórico da Brinquedoteca, como surgiu e qual era o seu proposito. Falarei tambem do seu objetivo, suas funções e sua forma de organizaçao, e sua importancia para o desenvovimento infantil e o seu aspecto legal.
Aspecto histórico da Brinquedoteca
A Brinquedoteca surgiu da decorrência de grandes roubos em lojas de brinquedos, em Los Angeles Estados Unidos, perceberam que era necessária a criação de um espaço com brinquedos para que essas crianças sem condições financeiras pudessem usufruir, e com isso os problemas dos roubos fossem sanados, não percebendo assim que isso seria uma grande contribuição para educação.
Mas o seu reconhecimento mundial se deu na década de1960, em meados do século XX, quando se espalhou por toda Europa. E com isso muda também o seu significado, pois a Brinquedoteca passa agora a emprestar os brinquedos para famílias com crianças portadoras de necessidades especiais, acreditando assim na sua recuperação através do lúdico. A partir de então a Brinquedoteca passou a ser alvo de estudos e investigações sobre o lúdico, e o seu primeiro congresso a respeito do assunto foi em Londres em 1976 que tratou da experiência de emprestar Brinquedos. De lá para cá houve diversas transformações no que diz respeito à brinquedoteca.
A Brinquedoteca atual e considerada como um espaço que permite á sociedade contemporânea fazer o resgate do lúdico esquecidos pelas pessoas e negado as crianças. Almeida e Casarim (2002, p.1), ao conceituarem Brinquedoteca dizem que:
[...] a Brinquedoteca escolar é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estimulo a manifestação de
suas potencialidade e necessidades lúdicas, com a presença de muitos jogos variados e diversos materiais, permitem a expressão da criatividade infantil.
Aspecto legal e objetivo
A Brinquedoteca pode ter várias funções: pedagógica, social e comunitária. Oferecer possibilidade de bons brinquedos e ao mesmo tempo, brinquedos de qualidade é a função pedagógica.
Possibilitar que as crianças e jovens de famílias economicamente menos favorecidas possam fazer uso de brinquedos, é a função social.
Favorecer crianças e jovens que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária. Apesar de a Brinquedoteca ser fundamental no aprendizado e interação da criança no espaço educativo é importante dizer que o seu aspecto legal só se da para as Brinquedotecas hospitalares através da lei: LEI Nº 11.104, DE 21 DE MARÇO DE 2005.
O objetivo principal da Brinquedoteca é de que as crianças possam brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos e que esse espaço seja totalmente lúdico no qual a criança tenha a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável estimulando assim o desenvolvimento integral da criança. Tem como objetivo também, o auxílio no tratamento de crianças hospitalizadas, quando instalada em um hospital, por exemplo. Enriquecer as relações familiares, através da participação dos adultos nas atividades infantis, desenvolver hábitos de responsabilidade e cooperação entre as crianças e entre crianças e adultos
Segundo Vaz (2006) atualmente pode-se contar com duas formas de organização da Brinquedoteca: o empréstimo para brincar em casa e
Forma de organização e regras
Instalações para brincadeiras in loco, para ele uma Brinquedoteca deve compor dos seguintes cantos:
Canto do faz de contas;
Canto da leitura;
Canto das invenções ou criação;
Canto do teatro ou do fantoche;
Canto da oficina;
Mesa coletiva;
Canto do mural de recados;
Canto do
...