Relatorio De Estagio
Ensaios: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandacs01 • 30/9/2014 • 8.076 Palavras (33 Páginas) • 364 Visualizações
1 - Tema
Riscos de contaminações e possíveis adoecimentos de agentes químicos na construção civil.
2 -Problema
Como controlar ou reduzir acidentes químicos e possíveis adoecimento na constrição civil.
3 - Objetivo Específico
O objetivo específico deste trabalho, é identificar e propor prevenções e melhorias no processo e demostrar através de pesquisa e estudos os prejuízos que um agente químico causa ao trabalhador, e o uso apenas do equipamento de proteção individual (EPI) não é o suficiente para evitar as contaminações e adoecimentos. Inserir um plano de ação para a realização das obras de acordo com as normas e leis vigentes. Ressaltar também que uma das formas de prevenção e através da conscientização e treinamento dos colaboradores.
4 - Justificativa
A escolha do tema foi feita, levando em consideração a segurança e a saúde do trabalhador na construção civil.
As pequenas e grandes obras são locais que requerem, atenção redobrada do empregador, empregado e demais envolvidos. Pois é onde se concentra o maior número de casos de acidentes e a principal causa é a inobservância das normas de segurança e falta de uso de equipamento de segurança.
Deve ser considerado como primordial integridade física e psicológica de todos os trabalhadores, especialmente nestes casos em que colocam em risco suas próprias vidas.
Sendo assim esse trabalho contribui de forma esclarecedora para todas as pessoas e profissionais e de forma significativa para o meu enriquecimento pessoal e desempenho profissional.
O alto índice de acidentes provocados por substâncias químicas encontradas nos materiais de construção fez com que se aprofundassem no estudo e entendimento das normas de procedimento constante na NR 26 (Rotulagem e FISPQ de produtos químicos). De forma a entender que quanto mais simples e objetivo for o critério de aplicação das normas, maior será a garanti a de que esta aplicação se dê de forma habitual e consequentemente pró ativa. Algumas dessas ferramentas prevencionistas baseiam-se em fazer uma previsão, planejamento preventivo de acidentes, avaliação de riscos e implementando ações antes que o acidente aconteça.
Diante desses fatos destaca-se que as melhorias na segurança somente poderão acontecer, se todos os trabalhadores nos canteiros de obras mudaremde comportamento. Esta afirmação faz parte do principio de que segurança não sé somente resultado de medidas, normas claras e rigorosas, mas que a pratica da segurança nos locais de trabalho e também umas consequência da cultura organizacional.
5 - Resumo
Os agentes químicos na indústria da construção civil representa vários riscos de doenças ocupacionais para os trabalhadores que se encontra expostos. As fontes geradoras dessas substancias químicas são variadas, devido a grande diversidade das atividades executadas na construção civil. Dessa forma este trabalho irá apresentar os principais agentes químicos identificados dentro do canteiro de obras bem como as formas de se evitar e controlar o possíveis adoecimentos.
6 - Introdução
A construção civil é o setor que mais emprega no Brasil. As atividades realizadas nesse setor são variadas, vão desde pequenas construções até obras de grandes proporções.
Devido a esta diversidade de atividades que abrangem o setor, a forma de execução dos serviços necessita de cuidados, tanto por parte dos trabalhadores, quanto por parte dos empregadores.
Na realização desses serviços, a segurança do trabalho deve estar ligada a cada etapa e a cada momento dessas atividades, a fim de que a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estejam protegidas.
O trabalho com materiais químicos sempre existe em vários tipos de empresas, porém somente com a entrada em vigor da norma regulamentatória NR 26 ( rotulagem e FISPQ de produtos químicos) essa atividades passaram a ser fiscalizadas com mais cautela.
Os agentes químicos atualmente na construção civil, tem causado preocupações para todos os especialistas e envolvidos no setor, visto que o descontrole e a falta de conscientização dos perigos e possíveis aborrecimentos que esses agentes podem causar e que ainda veem sendo observados em muitos canteiros de obras pelo pais.
Os danos causados por substâncias perigosas podem ocorrer através de uma única e curta exposição ou por acumulação, causada por longos períodos exposição causando o acumulo dessas substâncias no organismo.
Nos termos da legislação vigente cabe ás entidades proteger a saúde e segurançado trabalhador através de:
Avaliação de risco, quando necessário a nova avaliação.
A diminuição de risco caso não seja possível á eliminação total do mesmo.
Monitorização, com o objetivo de garantir que as medidas dse controle continuem a ser eficazes.
Nessa primeira fase iremos focar nas substâncias químicas e os riscos que apresentam.
Na segunda parte, iremos nos concentrar na eliminação, substituição e na disseminação de informações sobre substâncias perigosas.
7. Desenvolvimento
7.1 Agente químico
Agente ou contaminante químico é toda substância orgânica ou inorgânica, natural ou sintética, que durante a fabricação, manuseio, transporte, armazenamento ou uso, pode incorporar-se ao ar ambiente em forma de pó, fumo, gás ou vapor, com efeitos irritantes, corrosivos, asfixiantes ou tóxicos e em quantidades que tenham probabilidade
...