Relatorio De Estagio
Artigos Científicos: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santescobar • 7/1/2015 • 1.141 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Data: 13/10/2013 Séries: 8ª E e F; 1ª D, E e F.
Escola: E. E. Prof. Dr. Paul Eugene Charbonneau.
Professora: Judite Alves de Souza Santos.
RELATÓRIO
O primeiro passo para iniciar o relatório foi observar as aulas de um professor com mais experiência, e a partir da observação aprender a lecionar, a como se comportar diante de uma turma de alunos, o que fazer e o que não fazer, o que dizer e o que não dizer. Claro que cada pessoa tem seu jeito, seu estilo de dar aulas e isso varia de professor para professor.
A indisciplina dos alunos de hoje é muito constante, e cabe ao professor saber como lidar com as diversas situações que acontecem em sala de aula, ele deve ter sempre em mente que imprevistos sempre podem acontecer, e nesse momento a flexibilidade e autocontrole do professor é o que pode resolver uma situação complicada.
A primeira aula de observação foi realizada em uma sala de oitava série, e logo no início os alunos ficaram um pouco confusos, pois não é comum ter duas pessoas em sala de aula, e muitos desconhecem até mesmo o que é um estágio, muitos questionando o por quê e o para quê. Depois das devidas apresentações e explicações pertinentes, a aula foi iniciada e se tratava de uma continuação da aula anterior, uma vez que o ano letivo já havia começado.
O conteúdo do 1º bimestre nas oitavas envolve os números reais, seus subconjuntos, potências, no segundo bimestre dá-se ênfase nas funções , no terceiro geometria e no quarto bimestre volumes e probabilidades.
O currículo das primeiras séries no primeiro bimestre o conteúdo de conjuntos numéricos deve ser retomado, porém agora como base para estudo das sequências e depois PA e PG, no segundo bimestre estuda-se funções de 1º e 2º grau, no terceiro continuam as funções e no último trigonometria. Obviamente o conteúdo é muito extenso e nem sempre é possível concluí-lo durante um ano letivo.
Percebe-se que na primeira série, existe uma continuação da 8ª série, porém exige cada vez mais aprofundamento do conteúdo e uma abstração cada vez maior, exigindo do aluno cada vez mais conhecimento de base da matemática, que muitas vezes não ocorre tornando o aprendizado cada vez mais deficiente.
As reações de muitos alunos quando a professora expõe um novo conteúdo muitas vezes foi de dúvida e de não entendimento, sendo as vezes necessário retornar a explicação, e muitas vez ter que fazer uma recordação de conteúdos que os alunos já deveriam saber.
Para exemplificar, houve uma aula em que a professora estava explicando potenciação com números reais, conteúdo que envolve potências de raízes, foi necessário fazer uma retomada das propriedades das potências, inclusive sendo necessário trabalhar exercícios para fixar o conteúdo.
Percebe-se muitas vezes que os alunos não se interessam em aprender matemática, já que não vêem uma utilidade prática para a disciplina e seus conteúdos, e isso sempre é um desafio para os professores, a professora sempre procurou mostrar com exemplos e exercícios do dia a dia, e algumas acabava esbarrando no mesmo desinteresse dos alunos. As vezes até desmotivando os outros que se interessavam.
Os alunos das oitavas séries quase sempre eram os que davam mais trabalho quanto a indisciplina, talvez por estarem terminando um ciclo de estudo, e também devido a sua juventude, porém a professora, sempre muito paciente, procurava retornar o conteúdo, sempre explicando novamente.
O problema é que devido a isso a matéria acabava causando mais dúvidas, pois as vezes era necessário retomar os conceitos de base para que eles pudessem compreender a matéria.
Vale lembrar que o saber matemático, é uma construção do conhecimento, e deve ser construído aos poucos, e sempre um conteúdo mais avançado depende de um já assimilado, e como já foi dito quase sempre isso acaba acontecendo, ou seja, os alunos não possuem esse conhecimento, e ele deve ser aprendido, o que também não se faz muito rápido.
Um outro exemplo da falta de conhecimento e prática com os números aconteceu nas primeiras séries, quando foi ensinado funções de 2º grau, foi quando a professora relacionou a função com o polinômio
...