Relatorio De Estagio
Exames: Relatorio De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sonluna1 • 3/7/2013 • 558 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
O SERVIÇO SOCIAL INSERIDO NAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO VOLTADAS À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES.
A oferta das atividades continuadas deve ter horário e espaço pré-definidos, organizados em percursos que garantam o desenvolvimento social, físico e mental das crianças e adolescentes, adequados ao seu ciclo de vida, a partir de planejamento prévio. O planejamento deve ser sempre realizado respeitando-se as realidades locais, culturais e as necessidades e interesses das crianças e ou adolescentes.
Possui articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sócio-familiar da política de assistência social.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do PETI pode ser ofertado para crianças/adolescentes do PETI em conjunto com crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade social?
Sim. Não há impedimento para que as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do PETI possam ser compartilhadas com crianças/adolescentes do PETI e outras que estejam em situação de vulnerabilidade social a fim de se evitar segregação.
Quais são as orientações para a oferta de atividades para as crianças de até 06 anos?
O Serviço para esta faixa-etária tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.
Pauta-se no reconhecimento da condição peculiar de dependência, de desenvolvimento desse ciclo de vida e pelo cumprimento dos direitos das crianças, numa concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística uma forma privilegiada de expressão, interação e proteção social.
Para esta faixa-etária as atividades devem ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, com freqüência seqüenciada ou intercalada, de acordo com planejamento prévio, em turnos de até 1,5h diárias, de forma que não comprometa o acesso à creche e pré-escola e o desenvolvimento infantil.
A formação dos profissionais para atuar na faixa de 0 a 6 anos merece atenção especial, tendo em vista que atuarão como mediadores no processo do desenvolvimento infantil exigindo conhecimento de bases científicas sobre o desenvolvimento da criança.
Quais são as orientações para a oferta de atividades para as crianças e adolescentes de 06 a 15 anos?
O Serviço para esta faixa-etária tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social.
Inclui crianças
...