Relatorio De Estagio De Arquitetura
Artigos Científicos: Relatorio De Estagio De Arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaarocha • 25/11/2013 • 7.773 Palavras (32 Páginas) • 723 Visualizações
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
ARQUITETURA E URBANISMO
AMANDA ARAUJO DA ROCHA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
1. SERVIÇOS INICIAIS
A obra de construção tem seu início propriamente dito, com a implantação do canteiro de obras porém, antes mesmo do início da implantação do canteiro, algumas atividades prévias, comumente necessárias. Tais atividades são usualmente denominadas "Serviços Preliminares" e envolvem, entre outras atividades:
• A verificação da disponibilidade de instalações provisórias;
• As demolições, quando existem construções remanescentes no local em que será construído o edifício;
• A retirada de resíduos da demolição e também, o movimento de terra necessário para a obtenção do nível de terreno desejado para o edifício.
1.1 LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DO TERRENO
Conjunto de métodos e processos que relacionam os pontos previamente escolhidos, convenientemente distribuídos ao longo de um terreno de coordenadas topográficas conhecidas, aos pontos definidores de seus acidentes planialtimétricos, naturais e artificiais de seu relevo, visando sua exata representação em escala desejada; ou aos pontos definidores de um projeto de engenharia a ser implantado nesse terreno.
Figura 1: Levantamento Topográfico
O levantamento topográfico utiliza medições de ângulos e distâncias horizontais e verticais, com instrumental adequado à exatidão pretendida. Na topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre suas superfícies de terra e a partir destas medidas são calculadas áreas, volumes, coordenadas, etc. Além disto, estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão.
Na elaboração do trabalho foi observado as seguintes publicações: Norma ABNT 13.133 - " Execução de levantamento topográfico" de 30-06-94.
A norma ABNT - NR 13133 fixa as condições exigíveis para execução de levantamento topográfico.
A porção da superfície terrestre, levantada topográficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica, Isto eqüivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetadas sobre um plano considerado horizontal, A esta projeção ou imagem figurada do terreno dá-se o nome de Planta ou Plano Topográfico. A figura 2: (ESPARTEL, 1987) representa exatamente a relação da superfície terrestre e de sua projeção sobre o papel.
O levantamento topográfico pode ser dividido em :
• Levantamento topográfico PLANIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional).
• Levantamento topográfico ALTIMÉTRICO, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos
e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional).
Ao conjunto de métodos abrangidos pela planimetria e pela altimetria dá-se o nome de TOPOMETRIA (mais conhecida como Planialtimetria).
A TOPOLOGIA, por sua vez, utilizando-se dos dados obtidos através da topometria, tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.
É conveniente ressaltar que os levantamentos planimétricos e/ou altimétricos são definidos e executados em função das especificações dos projetos. Assim, um projeto poderá exigir somente levantamentos planimétricos, ou, somente levantamentos altimétricos, ou ainda, ambos os levantamentos.
Figura 2: (ESPARTEL, 1987) representa exatamente a relação da superfície terrestre e de sua projeção sobre o papel.
Apesar da qualidade e da grande variedade de diastímetros disponíveis no mercado, toda medida direta de distância só poderá ser realizada se for feito uso de alguns ACESSÓRIOS especiais.
Segundo ESPARTEL (1987) os principais são:
• Piquetes; são necessários para marcar, convenientemente, os extremos do alinhamento a ser medido;
• Estacas; conforme figura abaixo (PINTO, 1988), são utilizadas como testemunhas da posição do piquete, são cravadas próximas ao piquete cerca de 30 a 50cm;
• Fichas; são utilizadas na marcação dos lances efetuados com o diastímetro quando a distância a ser medida é superior ao comprimento deste, são hastes de ferro ou aço;
• Balizas; são utilizadas para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances com o diastímetro.
• Nível de Cantoneira; aparelho em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite à pessoa que segura a baliza posicioná-la corretamente (verticalmente) sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir.
Figura 3: (PINTO, 1988), são utilizadas como testemunhas da posição do piquete;
Figura 4: Balizas, são feitas de madeira ou ferro; arredondado, sextavado ou oitavado.
Figura 5: Fichas, uma das extremidades é pontiaguda e a outra é em formato de argola, cujo
...