Relatorio De Estagio L
Trabalho Universitário: Relatorio De Estagio L. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: imferreira14 • 20/5/2014 • 2.825 Palavras (12 Páginas) • 342 Visualizações
Isaias Martins ferreira RA: 2307334803
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
SÃO PAULO – SP
2013
Isaias Martins ferreira Ra: 2307334803
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao Curso
De Serviço Social do Centro de Educação a
Distância - CEAD da Universidade
Anhanguera UNIDERP como requisito
Obrigatório para cumprimento da disciplina
De Estágio Supervisionado I.
SÃO PAULO – SP
2013
1. IDENTIFICAÇÃO:
1.1 Identificações do Campo
Nome da organização: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PIRITUBA – CRAS REGIONAL PIR
Endereço completo: Rua Guerino Giovani Leardini, 290
Telefone: 11 3971-3974
E-mail: craspirituba@prefeitura.sp.gov.br
1.2 Identificações do Supervisor de Campo
Nome da Supervisora: Silvia Rejane
Nº CRESS: 19536
E-mail: srejani@prefeitura.sp.gov.br
1.3 Descrições gerais do campo
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social responsável pela organização/coordenação e oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, sendo a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social de assistência social.
O CRAS está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que se caracteriza como gestora da Política de Assistência Social e como responsável pela implantação e implementação das SUAS no município de São Paulo, articulando ações de proteção social básica e especial afiançando seguranças sociais.
1.4 Serviço Social na Instituição
A instituição tem como objetivo geral prevenir as situações de risco social por meio de desenvolvimento de potencialidades, aquisições de benefícios dando base para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Concretizar o direito sócio assistencial na garantia de acesso a serviços de proteção social dando consistências sociais a família
O desenvolvimento do Serviço de Atenção Integral às Famílias – PAIF, com referência territorializada, que valoriza as heterogeneidades, as particularidades de cada grupo familiar, a diversidade de culturas de modo a promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; procurando assegurar à proteção integral as famílias em situação de alta vulnerabilidade social, preferencialmente as beneficiarias de Programas de Transferência de Renda (PTR) que descumprem as condicionalidades e os beneficiários de Prestação Continuada (BPC); promoção de acolhida em situações de vulnerabilidade e risco social nas emergências e calamidades públicas; acompanhamento das atividades desenvolvidas pela rede de serviços socioassistenciais conveniadas; garantia dos princípios de proteção social, matricialidade sócio-familiar, territorialização, integração à seguridade social e às políticas sociais e econômicas; promoção de ações intersetoriais no território com o desenvolvimento de ações compartilhadas que facilitem o acesso das famílias às demais políticas públicas, dentre outros.
O CRAS é destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social. Estes podem acessar o CRAS através de procura espontânea diante de suas necessidades imediatas, podem advir de busca ativa com visitas domiciliares ou entrevistas agendadas no serviço para um maior conhecimento da realidade/acompanhamento da família ou ainda por encaminhamentos realizados tanto pela rede socioassistencial como pelos serviços das demais políticas públicas.
O CRAS funciona de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, sendo o atendimento familiar individual ou grupal desenvolvido de acordo com os princípios de acolhida. A estrutura física apresenta espaços amplos, acessíveis e os destinados ao atendimento social primam pela garantia da privacidade dos seus usuários. Assim, a estrutura da organização está composta da seguinte forma:
Recepção;
Espaço lúdico;
Balcão de atendimento aos PTR’s;
Três salas de atendimento individuais;
Auditório;
Banheiros, inclusive para pessoas com deficiência;
Salas da equipe técnica;
Copa;
Linhas telefônicas e computadores conectados a Internet;
Sala de reunião de equipe.
O CRAS conta com equipe de servidores públicos municipais compatível com a execução dos serviços e ações nele ofertados como técnicos de nível médio e nível superior (Assistente Social, Psicólogo, etc) e também com os terceirizados como estagiários, cadastradores dos Programas sociais, limpeza, motoristas e vigilância.
No que se refere ao estágio, este se dá de forma supervisionada na perspectiva de possibilitar aprendizagem/exercício teórico-prático na esfera pública com
...