Relatorio De Hidrologia
Trabalho Escolar: Relatorio De Hidrologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MieleCortelini • 14/3/2015 • 634 Palavras (3 Páginas) • 490 Visualizações
Introdução
Implantado à margem direita do reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, na rodovia TO- 050 (entre Palmas e Porto Nacional), 39 pequenos produtores e 37 empresas formam o projeto voltado à produção de frutíferos e hortifrutigranjeiros em uma área de 3.661 ha.
No Polo de Fruticultura Irrigada São João, onde mais de 96% da infraestrutura do sistema de irrigação está instalada, a água, que chega até os lotes pelos canais de irrigação, é utilizada pelos produtores pelos os sistemas de microaspersão e gotejamento.
Desenvolvimento
O Projeto teve início no ano de 2001 e compreende a implantação de infraestrutura para irrigação de uma área de 3.500 ha para cultivo de frutas, ao todo são cerca de cinco mil hectares, dos quais 3.500 são irrigáveis e 1.800 destinados à preservação ambiental. As obras do projeto consistem em sistema de captação do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães.
Atualmente as obras civis encontram-se concluídas, e o empreendimento encontra-se em fase de operação inicial e transferência de gestão para os próprios produtores. Também foi implantada uma subestação rebaixadora de energia elétrica, a qual irá permitir que a rede elétrica de alta tensão local alimente o projeto, atendendo toda sua demanda. A subestação encontra-se concluída aguardando apenas liberação para operar.
Captação
A captação da água do lago para irrigação se dá através de um canal de chamada que a conduz até uma estação de bombeamento, a qual coloca a vazão necessária em dois canais secundários que a distribui em dez setores de irrigação. Cada setor possui uma estação de pressurização que conduz a água até os lotes por uma rede de distribuição (tubulação enterrada). Já nas propriedades a água é distribuída pelos sistemas de gotejamento e microaspersão.
Obtenção dos lotes
Empresas e pequenos produtores interessados em adquirir lotes no projeto de irrigação São João devem participar de processo de licitação realizado pela SEPLAN.
A área do projeto está dividida em 366 lotes destinados a pequenos produtores e empresas do agronegócio, sendo que, 90% (329 lotes) são destinados aos pequenos produtores e 10% (37 lotes) às empresas agrícolas (SEAGRO, 2012).
Investimentos
A previsão do Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, é investir neste ano mais R$ 136 milhões na conclusão dos cinco projetos de irrigação que mantém no Estado, dentre eles o São João. Fonte (SEAGRO/TO).
O empreendimento irá beneficiar diretamente a população do Município de Porto Nacional e Palmas com população de 49.136 e 228.332 habitantes respectivamente. Cabe ressaltar que o Projeto irá impulsionar a Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Estado do Tocantins - CEASA situado entre o Projeto e Palmas.
No âmbito econômico e social o projeto busca o desenvolvimento da região, dinamizando a economia com o incremento da renda regional e das receitas públicas, viabilizando-se, assim, o acesso da população a melhores condições de vida.
Conclusão
A Hortifruticultura é hoje
...