Relatorio Multimetro
Exames: Relatorio Multimetro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rynat • 17/1/2015 • 1.560 Palavras (7 Páginas) • 2.216 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Medir é estabelecer uma relação numérica entre uma grandeza e outra, de mesma espécie, tomada como unidade. Medidas elétricas só podem ser realizadas com a utilização de instrumentos medidores, que permitem a quantificação de grandezas cujo valor não poderia ser determinado através dos sentidos humanos.
Há instrumentos que permitem a medida de diferentes grandezas elétricas, denominados de multímetros. Estes instrumentos podem permitir a medida de tensões, correntes, resistências elétricas, temperatura, capacitância, frequência, entre outras grandezas. A medida de cada uma dessas grandezas é escolhida por meio de uma chave seletora. Os multímetros são divididos em:
Multímetros analógicos - são construídos com um galvanômetro de d’Arsonval e a chave seleciona diferentes resistores ligados em série ou em paralelo com o galvanômetro segundo as conveniências. A chave tem ainda a função de acionar a pilha, ou bateria, no caso de medidas de resistências.
Multímetros digitais - a sua característica básica é a conversão dos sinais analógicos de entrada em dados digitais. Esta conversão análogo-digital (ou A-D) é realizada por circuitos eletrônicos.
A mudança da chave seletora do multímetro provoca mudanças internas que alteram as propriedades elétricas do equipamento, como, por exemplo, a resistência interna. São estas alterações que permitem a inserção dos instrumentos nos circuitos elétricos sem alteração significativa da grandeza que se deseja medir.
A forma como o multímetro é conectado ao circuito elétrico depende da grandeza a ser medida.
- Função Voltímetro.
Usada para medir a diferença de potencial elétrico (ddp) entre dois pontos, a unidade da ddp no SI é o volt (V). Nessa função o aparelho deve ser sempre conectado em paralelo com os elementos presentes no circuito. Portando, para que não haja alteração de corrente no circuito, para se medir a voltagem, o multímetro deve possuir uma resistência muito alta, quando comparada com a resistência do circuito.
- Função Amperímetro
É a função usada para medir intensidade de corrente elétrica que circula por um condutor, a unidade de corrente elétrica no SI é o ampere (A). Para medidas de corrente elétrica o aparelho dever ser ligado em série com os demais elementos presentes para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível.
2 - OBJETIVOS
O objetivo desta atividade prática é aprender, através de medidas consecutivas, a manusear e entender as peculiaridades do multímetro, principalmente nas funções voltímetro e amperímetro.
3 – MATERIAIS E MÉTODOS
3.1- Materiais
Fonte de tensão elétrica;
Cabos
Multímetro
Jumpers;
Placa de teste
Resistor (2,2 kΩ)
3.2- Métodos
3.2.1- Medição de tensão elétrica contínua.
A fonte de tensão foi ligada a rede elétrica de 110 V.
O multímetro foi ligado na função voltímetro e posteriormente foi conectado com a fonte de maneira correta.
A fonte de tensão foi ajustava para fornecer 15 V, segundo medida do voltímetro, que deve estar na escala de 20V.
Após essa operação, foram realizadas as medidas nas escalas de 200 V, 1000 V, 2 V e 200 mV.
A fonte de tensão foi desligada e o voltímetro foi ajustado para a escala de 20V.
Os cabos da entrada do voltímetro foram invertidos, e a fonte tensão ligada afim de
observar a influência da polaridade, após isso todos os dados foram anotados para futuras discussões.
Todos os aparelhos foram desligados.
3.2.2- Medição de corrente elétrica contínua.
Foi montado o circuito elétrico em sala, usando jumpers e um resistor de 2,2 kΩ.
A fonte de tensão foi ligada e então foram feitas medidas com o multímetro na função amperímetro nas escalas de 10 A, 200 mA, 20 mA e 2mA.
A fonte foi desligada e os cabos do multímetro foram invertidos.
O amperímetro foi ajustado na melhor escala e a fonte tensão ligada afim de observar a influência da polaridade, após isso todos os dados foram anotados para futuras discussões.
Todos os aparelhos foram desligados e devidamente guardados.
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1- Medição de tensão elétrica contínua.
Antes de realizar as medidas o experimento nos pedia para ajustar a fonte para fornecer aproximadamente 15 V, segundo medida do voltímetro. Foi observado uma diferença nos valores, enquanto o multímetro nos mostrava 15 V, o visor da fonte de tensão indicava 13,4 V, essa diferença se deve provavelmente a erro de calibração.
Os valores indicados no multímetro foram usados como referência durante este experimento.
Segue o cálculo de erro para a medida citada acima. Onde 〖valor〗_(exp.) é a medida realizada pelo multímetro e 〖valor〗_teórico é a medida real, ou seja, o valor de tensão mostrado pela fonte.
e= |(〖valor〗_(exp.)- 〖valor〗_teórico)/〖valor〗_teórico |x 100= |(15- 13,4)/13,4|x 100=11,940 %
A partir das medidas feitas pelo multímetro na função voltímetro foi obtido:
Tensão indicada na fonte (V): 13,4 V
Escala do Voltímetro VMedida (V)
Medida 1 Medida 2 Medida 3
20 V 15,06 15,07 15,08
200 V 15,1 15,1 15,1
1000
...