Relatorio Quimica Inorganica Experimenta
Exames: Relatorio Quimica Inorganica Experimenta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariah_ • 31/8/2014 • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 499 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
DISCIPLINA DE QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
DOCENTE ADEMIR OLIVEIRA DA SILVA
REATIVIDADE QUÍMICA DOS METAIS:
NATAL
2010
AIMÉE ATAIDE DE OLIVEIRA
PATRÍCIA TATIANNE FONSECA NUNES
SALOMÃO RENAN DO NASCIMENTO FERNANDES
Este relatório procura mostrar a reatividade química dos metais de acordo com a sua eletro-positividade (capacidade de doar elétrons).
NATAL
2010
SUMÁRIO
INTRODUCÃO
OBJETIVO
PARTE EXPERIMENTAL
RESULTADOS E CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS
INTRODUÇÃO
A reatividade pode ser relacionada com a capacidade de doar elétrons, sua eletropositividade, quanto mais eletropositivo for o metal mais reativo ele é. A série ou fila de reatividade também organiza os elementos com sua capacidade de se oxidar, quanto mais reativo maior é sua capacidade de oxidar-se.
OBJETIVO
Este experimento tem por objetivo a verificação experimental de que os metais menos nobres (mais reativos) deslocam os mais nobres (menos reativos) de compostos em reações entre metais e soluções iônicas.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS E REAGENTES
-Tubos de ensaio –
Solução de sulfato de cobre 0,5 M CuSO4 .5H2O – Solução de nitrato de prata a 2% AgNO3 –Solução de acido clorídrico 0,5 M HCl – Solução de hidróxido de sódio 0,5 M NaOH –Solução de cloreto de sódio 0,5 M NaCl - Ácido nítrico concentrado HNO3 Magnésio metálico Mg - Cobre metálico Cu - Zinco metálico Zn- Alumínio metálico Al Ferro metálico Fe -Pinça de madeira -Pipetas de 5 ml
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Etapa I: Reações de metais com sais Colocou-se pelotas de zinco em três tubos de ensaio, ao primeiro adicionou-se 2 ml de solução de sulfato de cobre, ao segundo 2 ml de solução de cloreto de sódio e ao terceiro 2 ml de solução de nitrato de prata, aguardou-se 10 minutos e observou-se se houve reação em cada sistema.
Etapa II: Reações de metais com ácidos Numerou-se 5 tubos de ensaio, colocou-se 2 ml de HCl 0,5 M em cada um dos tubos, após adicionou-se a cada tubo aparas de metais na seguinte ordem: Al, Zn, Cu, Fe, Mg. Anotou-se o tempo aproximado que levou para ocorrer cada reação e ordenou se os metais de acordo com o tempo gasto na reação. Colocou-se pequenos pedaços de fio de cobre em um tubo de ensaio e então adicionou-se 2 ml de HNO3 concentrado tomando-se o devido cuidado para não aspirar os vapores do ácido pois são tóxicos. Observou-se o ocorrido.
Etapa III: Reações de metais com água Colocou-se 4 ml de água em três tubos de ensaio, a cada tubo adicionou-se pequenos pedaços de alumínio, cobre e ferro, respectivamente. Aqueceu-se os tubos e observou-se o que ocorreu.
Etapa IV: Reações de metais com bases ou hidróxidos Colocou-se em três tubos de ensaio 3 ml de NaOH adicionou-se ao primeiro um pequeno pedaço de alumínio; ao segundo, cobre; ao terceiro, ferro. Aqueceu-se os tubos e observou-se o ocorrido.
RESULTADOS E CONCLUSÕES
Na etapa I, não se observou ocorrência de reação somente no segundo tubo, reação do zinco com cloreto de sódio. Isso é explicado pela menor reatividade do zinco em relação ao sódio (ver fila de reatividade), sendo assim o zinco incapaz de deslocar o sódio do sal, não ocorrendo a reação.
Tubo 1: Zn(s) + CuSO4(aq) Cu(s) + ZnSO4(aq).
O zinco deslocou o cobre (mais nobre)
...