Relatório Controle De Qualidade
Ensaio: Relatório Controle De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22071996 • 2/6/2014 • Ensaio • 593 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
OBJETIVOS:
Observar o controle de qualidade dos alimentos servidos no refeitório do instituto, avaliando a estocagem, as características físicas e sensoriais, e textura das matérias-primas (carnes, peixes, frutas e vegetais).
PERGUNTAS:
1° Como é a higienização dos materiais onde os alimentos são preparados?
A carne é apenas lavada, não precisa higienizar. Com as verduras é feita uma pré-lavagem e uma seleção; posteriormente é usado hipoclorito.
2° Onde são armazenados os alimentos não perecíveis? E os perecíveis?
Os alimentos não perecíveis são armazenados em uma dispensa própria, no refeitório. Os alimentos perecíveis como carnes, peixes são armazenados no frízer. As frutas ficam em uma sala com ar-condicionado (o ideal seria ficarem em um frízer).
3° Os funcionários passam por algum tipo de treinamento?
Os nutricionistas dão treinamento de boas práticas alimentares, higiene pessoal, contaminantes alimentares, e pretende-se dar também treinamento para tipos de corte.
4° Como é feito a limpeza do ambiente?
Pela manhã é feita uma pré-limpeza do ambiente, posteriormente o corte das carnes e o preparo do arroz e feijão. Após servir o almoço, lava-se tudo de novo, incluindo taboas e bancada, é aplicado hipoclorito.
5° Qual a quantidade de refeição ao dia?
Fica entre 700 a 900 refeições.
6° Quantos são os funcionários e qual a função de cada um?
Atualmente 3 cozinheiras e 5 auxiliares, mas há previsão de uma seleção para adesão de mais 7. Esse processo está em transição.
CONCLUSÃO:
• A Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.
• Os alimentos devem ser armazenados de forma a impedir a contaminação e/ou a proliferação de microrganismos. Os recipientes e embalagens devem estar protegidos contra alterações e danos.
• O local de armazenamento deve ser limpo, sendo os alimentos mantidos separados por tipo ou grupo, sobre estrados distantes do piso, ou sobre paletes, bem conservados e limpos ou sobre outro sistema aprovado, afastados das paredes e distantes do teto de forma a permitir apropriada higienização, iluminação e circulação de ar.
• As empresas de alimentos e alimentação devem possuir um responsável técnico, responsável pela operação, responsável legal e ou proprietário do estabelecimento, desde que o mesmo esteja capacitado nos temas definidos na legislação.
• A ANVISA não regulamenta sobre as categorias profissionais aptas a atuarem como Responsável Técnico, ficando a cargo dos Conselhos de Classe tal determinação.
• Todo estabelecimento na área de alimentos deve ser previamente licenciado pela autoridade sanitária competente estadual, distrital ou municipal, mediante a expedição de licença ou alvará. Informações
...