Relatório De Estagio Supervisionado
Por: rafaela1993333 • 6/12/2024 • Relatório de pesquisa • 641 Palavras (3 Páginas) • 35 Visualizações
[pic 1]
MANTENEDORA: RPL – EDUCACIONAL EIRELI
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CECÍLIA MEIRELES
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
TE5M
PORTO ALEGRE, 29 de MAIO de 2023
INTRODUÇÃO:
Nesse relatório deixo registrado como ocorreu meu primeiro contato com os pacientes, os procedimentos realizados, a minha experiência e evolução profissional durante o estágio curricular 1 do Curso Técnico de Enfermagem.
O estágio 1 realizado no Lar Adventista dos Idosos no período de 08/05 a 02/06 ministrado pela Enfermeira Jenifer Varreira, teve como objetivo principal à higiene e o conforto dos pacientes.
.
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Inicio esta descrição relembrando alguns pontos sobre o nosso primeiro dia no Lar Adventista dos Idosos, onde conhecemos todos os aposentos, fomos apresentadas as funcionárias e participamos do culto religioso que ocorre todos os dias antes de iniciar as atividades.
Logo iniciei a aferição dos sinais vitais, onde me apresentei e expliquei os procedimentos que seriam realizados. Auxiliei no banho de aspersão, respeitando sempre a privacidade e as particularidades de cada paciente; realizei a troca de fralda deixando a paciente escolher as roupas que iria usar, dando assim uma autonomia para a mesma.Posteriormente preparei o leito, ofertei a dieta e assim concluí o meu primeiro contato com a paciente.
Realizei as trocas de fraldas, limpeza ocular e mudança de decúbito das pacientes acamadas. Também a limpeza das sondas e a administração das dietas, lembrando sempre de avisar o procedimento que vamos realizar respeitando a privacidade de cada uma.
Na primeira semana seguimos uma certa rotina de aferição de sinais vitais ,de banhos de aspersão e trocas de fraldas. Foi ofertado água a todo momento para as pacientes, sempre lembrando das particularidades de cada uma, pois havia pacientes que estavam restritas a beber água apenas com espessante.
Na segunda semana, pude observar uma secreção sanguinolenta na ostomia da sonda GTT da paciente, e na mesma noite a sonda expeliu e a paciente foi encaminhada para o hospital para que fosse reintroduzida.
No horário do almoço sempre auxiliávamos colocando à mesa e levando as pacientes para seus lugares.
Acompanhamos as pacientes para banho de sol e uma boa conversa também fez parte das nossas manhãs.
Na terceira semana, conseguimos acompanhar e auxiliar a enfermeira na introdução de uma sonda NSE de uma das pacientes acamadas, também conseguimos visualizar uma otite em uma paciente.
Ainda na terceira semana tive a experiência de entender melhor sobre a humanização da enfermagem, onde acolhi da melhor forma que pude uma paciente que havia chegado apenas há dois dias no lar e estava agitada e insegura.
Convidei ela para um banho de sol onde conversamos com mais privacidade para que eu conseguisse compreender melhor quais eram seus medos. Expliquei a rotina do lar e os cuidados diários com os pacientes, isso fez com que ela se sentisse mais confiante e segura.
Contudo ela ainda está em fase de adaptação, mas acredito que essa conversa tenha sido essencial pra ela.
...