Relatório De Visita A Sala Multifuncional
Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Visita A Sala Multifuncional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandamaroana • 7/12/2014 • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 4.387 Visualizações
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Faculdade de Educação de Crateús – FAEC
Curso: Pedagogia – Licenciatura Plena - 8º Semestre
Disciplina: Educação de Excepcionais
Profº: Zilmar
Equipe: Amanda Maroana Paiva Mota Menezes
Possidônio Soares dos Santos Neto
Tancredo Leopoldino Torres
Relatório
Visita a Sala Multifuncional – E.E.F.M. Lourenço Filho
Crateús – CE
Setembro / 2010
1 Introdução
O presente relatório é uma síntese da observação realizada na Sala Multifuncional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola de Ensino Fundamental e Médio Lourenço Filho. A escola está localizada no centro da cidade de Crateús, atende alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e alunos portadores de necessidades especiais, passou recentemente por uma reforma, onde suas instalações apresentam melhor comodidade ao corpo discente, docente e administrativo.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial, cujo objetivo é complementar a formação dos alunos no ensino regular, voltado para os que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. A partir das necessidades específicas de cada aluno especial, a intenção é promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. No caso da escola Lourenço Filho o AEE é oferecido no contra turno e funciona como um reforço escolar.
2 Conhecendo a Sala Multifuncional da Escola
A sala multifuncional da escola Lourenço Filho, atende alunos da rede pública de ensino, tanto da própria escola, como de outras que encaminham os estudantes para receberem o atendimento especial. A sala possui recursos tecnológicos, tais como computadores e notebook, teclado tipo colmeia, para facilitar o uso de alunos portadores de deficiência física para facilitar o apoio com as mãos, possui mesa, cadeiras, armários, estantes. Quanto aos recursos didáticos pedagógicos dispõe de jogos educativos, textos ilustrados, material dourado dentre outros. È uma sala com estrutura pequena, porém aconchegante. Da origem dos recursos, fomos informados que os equipamentos vêm do Governo Federal, e parte do material didático também. E a estrutura de apoio é do Governo do Estado, no caso, a escola estadual.
3 Da Recepção à Observação na Sala Multifuncional
A visita foi realizada no dia 01 de setembro do ano corrente, por uma representante da equipe, a Amanda. A recepção foi feita inicialmente pela diretora da Escola, a professora Kátia e pela secretária, a senhora Idevalda, que, por sinal, ficaram felizes em receber alunos da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) no referido estabelecimento de ensino. Posteriormente encaminharam-na a sala de apoio. A professora que estava presente na sala multifuncional era a professora Márcia, que é graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Especial. Os alunos que lá se encontravam chamam-se Ludmila e Roger de 9 anos de idade e Emerson de 11 anos, os três são surdos, e a garota é também portadora de deficiência física.
Observou-se que os alunos independentes de serem portadores de necessidades especiais, são alunos como quaisquer outros que interagem entre eles e que são tratados pela equipe escolar com respeito as suas diferenças. Notou-se que são crianças alegres, inteligentes, sensíveis, e que a diversidade não deve ser encarada como um problema, mas como uma oportunidade de enriquecimento individual, social e de ensino aprendizagem.
Cada aluno especial atendido pelo AEE da escola Lourenço Filho, segundo relato da professora Márcia, tem uma realidade diferente e são de famílias humildes. Apesar da assistência prestada pela escola, esses alunos precisariam de mais apoio, principalmente familiar, pois segundo ela, muitos não fazem se quer as atividades
...