Relatório Parcial Brincadeiras Sensoriais Para Estimular os 5 Sentidos
Por: Jéssica Dias • 5/6/2022 • Ensaio • 3.158 Palavras (13 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Wellington César Miranda Pereira RA: 2014229
Eliane Cristina Zanotti RA: 2004523
Jéssica Aparecida Dias Pereira RA: 2005278
Marcia Cristina Inuy Hamada RA: 2005017
Maria Thereza Nunes da Silva RA: 2002255
Paulo Sérgio Rodrigues RA: 2011142
Silvia Cristina das Neves RA: 1810171
Brincadeiras sensoriais para estimular os 5 sentidos
Guaíra - SP
2022
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Brincadeiras sensoriais para estimular os 5 sentidos
Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de licenciatura da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
Guaíra - SP
2022
PEREIRA, Jéssica Aparecida Dias; DA SILVA, Maria Thereza Nunes; PEREIRA, Welington César Miranda; BELETTI, Hiregor de Paula; RODRIGUES, Paulo Sérgio; HAMADA, Marcia Cristina Inuy; ZANOTTI, Eliane Cristina; DAS NEVES, Silvia Cristina. Brincadeiras sensoriais para estimular os 5 sentidos. 00f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Ana Paula Penna. Polo Guaíra, 2022.
RESUMO
Até 250 palavras incluindo: breve introdução, objetivos, metodologia adotada, resultados obtidos e considerações finais. Formatação: Espaçamento simples, parágrafo único.
PALAVRAS-CHAVE: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3; Palavra 4.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 2
2.1 Objetivos 2
2.2. Justificativa e delimitação do problema 3
2. 3. Fundamentação teórica 5
2.4. Metodologia 7
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Toda aprendizagem na primeira infância, se dá de forma efetiva a partir dos cinco sentidos que o ser humano desenvolveu, são eles: visão, olfato, paladar, audição e tato. Por isso, atividades sensoriais, são de grande relevância durante o processo de aprendizagem das crianças.
Essas explorações perceptíveis, permitem que os pequenos, conheçam o mundo ao seu redor de diversas formas, se redescobrindo, aceitando, gostando de si e de tudo aquilo que está ligado ao seu entorno. Fortalecendo vínculos necessários para um bom desenvolvimento da aprendizagem de forma adequada e saudável.
As conexões entre os neurônios que transmitem e armazenam informações atingem seu ápice até os 7 anos da criança, e ao estimular os cinco sentidos, os neurônios são ativados. A cada conexão, uma informação é associada à outra e vai produzindo pensamentos inovadores e criativos.
As conexões não utilizadas, são eliminadas por meio de um processo natural de seleção.
Prova de tudo isso, é que as lembranças preferidas de infância, geralmente estão associadas a um aroma, som ou sabor (que são as chamadas memórias afetivas). O cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.
A descoberta da criança, ocorrerá de maneira simples e verdadeira demonstrando sempre algo novo, desde que a criança seja respeitada em seu tempo e ritmo de aprendizagem.
Experimentar, manusear texturas e objetos do cotidiano é uma forma de oferecer a oportunidade de estimular as crianças durante as brincadeiras, por meio das atividades sensoriais.
É neste âmbito, que será desenvolvido o projeto integrador pelos alunos da UNIVESP, dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Letras, estudantes no pólo – Guaíra, e integrantes do grupo-011 da referida disciplina, em conjunto com o Centro de Ensino Infantil Nilce Fugió Akashi, o local escolhido pelo grupo, para desenvolver tal atividade com as crianças usando as atividades lúdicas, envolvendo os cinco sentidos.
O CEI NILCE FUGIÓ AKASHI está localizado na cidade de Guaíra - SP, na Rua 16 B, 1248 - Bairro Joaquim Pereira Lelis e faz parte da secretaria municipal do município de Guaíra.
O CEI " Nilce Fugió Akashi ", recebeu o nome da nutricionista municipal (in memoria) Nilce Fugió Akashi , que também foi chefe da central de alimentação escolar do município , onde desenvolveu um belíssimo trabalho, na merenda escolar do município, foi inaugurado na gestão da Presidente do Brasil "Dilma Rousseff " , tendo como ministro da Educação " Fernando Haddad " , no dia 21 de março de 2011 , sob a gestão do então Prefeito Municipal : José Carlos Augusto e Vice Prefeito: Edvaldo Donizete Morais e Coordenadora de Educação do município: Maria Lúcia da Silva Garcia Leal.
O CEI Nilce atende aproximadamente 257 alunos inscritos e ativos, divididos em: Creche, Pré - Escola e Educação Especial.
Localizada na área urbana do município, no bairro de classe média/baixa, onde os pais e responsáveis são cidadãos trabalhadores e que necessitam do centro para acolher e educar intelectualmente o desenvolvimento de seus filhos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Objetivos
Este trabalho é baseado na atual realidade escolar do ano de 2022, o qual se vive em um momento de pós pandemia, que afeta não só as escolas, mas as famílias e toda a sociedade mundial. Durante todo o período de pandemia as escolas ficaram fechadas, tendo que reinventar os métodos de ensino e aplicá-los por meio do “online”, resultando em um ensino que apesar de presente, deixou grandes lacunas na aprendizagem. E com o retorno das aulas presenciais, tem se notado, cada vez mais, a dificuldade de interação e assimilação dos alunos, com as mais diversas atividades.
...