O Experimento dos sentidos sensoriais
Por: Valdecio Costa • 20/5/2018 • Relatório de pesquisa • 330 Palavras (2 Páginas) • 539 Visualizações
Experimento dos sentidos sensoriais
Grupo: Foi realizada um experimento no dia 17/04/2018, no Centro Universitário Estácio de Sá, no 4° andar, sala 401, conduzido pela professora Hilana com auxílio de alguns alunos. O experimento envolvia os sentidos sensorial, onde através da nossa percepção atrelada as experiências que estão guardadas em nosso processo mnemônico podíamos identificar os objetos através do tato, olfato, paladar e audição.
Nossos sentidos nos informam, de várias maneiras, sobre o que está acontecendo a nossa volta. Podemos ver e ouvir, cheirar e sentir sabores. Podemos sentir a textura e a temperatura das coisas que tocamos. Nossos sentidos são impressionados pela matéria e a energia e, assim, nosso organismo entra em contato com o meio ambiente.
Os alunos ao serem vendados aparentemente sentia uma angustia por não poder visualizar o que estava acontecendo em sala, medo por tocar nos objetos que não podia ver, pois de certa forma não sentia segurança na pessoa que estava guiando a dinâmica, mas acima de tudo tiveram muito atenção ao passar por todos objetivos, usando somente os processos sensoriais.
Individual: Fui uma das últimas realizar a dinâmica, onde fiquei apreensiva, por esta com olhos vendados, passando um sentimento de insegurança. A dificuldade maior que experienciei no foi Tato (Primeiro sentido sensorial da dinâmica que passei), pois tinha medo ser algum bicho. Logo em seguida fui para o paladar onde experimentei um chá. Não tive dificuldades de identificar, pois já tomei.
O terceiro sentido foi o olfato, onde tive dificuldades para reconhecer o cheiro do alho, uma vez que meu nariz, estava entupido. Porém o cheiro do segundo objeto, detectei rápido, era amaciante. Não entendi, por que o primeiro não consegui identificar, mas o segundo sim.
O último foi audição, onde escutei um som em 3D. Dava impressão real, me senti na cena, visualizando cada palavra que o rapaz falava no áudio. O fato de esta com os olhos vendados ajudou muito na concentração de ouvir o áudio, pois parecia que não havia ninguém na sala.
...