Relatório do Estagio em Serviço Social
Por: LAUDICÉIA ALVES RIBEIRO DE CASTILHO • 7/8/2024 • Projeto de pesquisa • 1.954 Palavras (8 Páginas) • 63 Visualizações
UNIVERSIDADE UNOPAR E ANHANGUERA GURUPI -TO
BACHALERADO EM SERVIÇO SOCIAL
LAUDICÉIA ALVES RIBEIRO DE CASTILHO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL I
GURUPI – TO
2024
LAUDICÉIA ALVES RIBEIRO DE CASTILHO
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Relatório de Estágio apresentado a Universidade Unopar como requisito avaliativo da disciplina de Estágio em Serviço Social I.
Coordenadora do Curso: Profª. Ma. Valquíria Aparecida Dias Capriolli
GURUPI – TO
2024
1-CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
O centro de Referência de Assistência Social CRAS, é uma unidade pública que executa serviços básicos de proteção social sendo responsável pela organização e oferta de serviços sociais dentro da política de assistência. Por meio da CRAS, os indivíduos e ou/ famílias em situação de vulnerabilidade, passam a ter acesso aos serviços de proteção básica, o equipamento social realiza um trabalho de caráter continuado com as famílias no sentido de fortalecer a função protetiva e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
O Centro de Referência (CRAS) no município de Sucupira – TO, situado na Avenida Tarumã foi implantação em 26/04/2013 (vinte e seis de abril de dois mil e treze) como uma estratégia de descentralização e hierarquização de serviços de assistência social e, portanto, elemento essencial do processo de planejamento territorial e da política de assistência, na ação diária, o real conceito de uma política pública no munícipio.
O Equipamento público tem como gestora a Secretaria de Assistência Social Silvana Mello, juntamente com a equipe que é composta por uma coordenadora da instituição, Equipe Técnica: uma profissional do Serviço Social e uma psicóloga, duas orientadoras social, uma Educadora física, uma coordenadora do Cadastro Único, uma digitadora, dois motoristas, dois recepcionistas, sendo um do Programa Jovem Aprendiz, quatro auxiliares de serviços gerais, uma auxiliar de Alimentação, e dois guardas. A equipe da instituição é interdisciplinar e os perfis se convergem de forma a favorecer o desenvolvimento e uma predisposição de diferentes áreas a trabalharem de forma coletiva, com o objetivo comum de apoiar e contribuir para a superação das situações de vulnerabilidades e fortalecer as potencialidades das famílias usuárias dos serviços ofertados.
Os serviços ofertados no centro de referência no Município de Sucupira – TO são divididos da seguinte maneira: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos, portanto são atendidas por esses serviços um total de 156 usuários.
O público alvo do equipamento são pessoas provenientes de famílias em situações de riscos sociais e econômicos em busca de solicitação para inserção em programa como o Bolsa Família e concessão de benefícios eventuais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h, conta com um atendimento inicial pela recepção, passando para a equipe responsável pelas demandas dos usuários.
O imóvel onde funciona o CRAS é próprio, porém não tem uma estrutura adequada e suficiente para a realização dos serviços necessários ao atendimento dos usuários, por esse motivo tem-se uma extensão do CRAS em outro imóvel onde funciona o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para melhor atendimento aos usuários.
2- OBJETIVO INSTITUCIONAL
Com a finalidade de promover a inclusão, reduzir as desigualdades, prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais, por meio do desenvolvimento das potencialidades, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O CRAS é um instrumento estratégico dentro da rede de proteção e promoção social é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias à proteção social básica, e que serve de referência para encaminhamento à proteção social especial. O cadastro Único é utilizado para acesso a diversos benefícios ofertados por programas sociais do governo federal, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa família, Tarifa social de Energia Elétrica, entre outros.
Os recursos do CRAS são oriundos do piso básico fixo, de recursos do Fundo nacional de Assistência Social (FNAS), e do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e recursos próprios do munícipio, que financiam as ações dos serviços prestados pelo PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família).
3-ÂMBITO INSTITUCIONAL
Constituem usuários do CRAS as famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos familiares ou com a comunidade, pertencimento social, ou qualquer outra situação de risco social. O equipamento social é um lugar de convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Ele faz parte de um programa de atenção integral à família, o PAIF, com acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e dos que recebem Benefício de Prestação Continuada, o BPC; e os serviços de convivência e Fortalecimento de vínculos, o SCFV, também, com outras políticas sociais. Devido, justamente a isso, o CRAS atua com mulheres, homens, crianças, adolescente e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e da segurança individual. São atendidas pelo PAIF 21 usuários em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, crianças/adolescentes de 7 a 14 anos são 38, adolescentes de 15 a 17 anos são 23, adultos entre 39 e 59 anos são 6, idosos são 58; Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas são 10, portanto, são atendidos diretamente um total de 156 usuários.
...