Relatório sobre o filme O preço do amanhã
Seminário: Relatório sobre o filme O preço do amanhã. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laina • 27/3/2014 • Seminário • 395 Palavras (2 Páginas) • 3.919 Visualizações
FACITEC-Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas
Curso: Direito
Disciplina: Bioética e Biodireito
Professora: Patrícia Alcântara
Acadêmica: Eliane Costa Sousa
Relatório do Filme O preço do Amanhã
O filme retrata a realidade sócia econômica entre dois grupos - de um lado ricos poderosos e do outro, a maioria, pobres lutando pela sobrevivência. Nesta sociedade desigual, a moeda de negociação é o tempo. As pessoas tinham em seu corpo um chip em forma de relógio que marcam a quantidade de anos, dias, horas e minutos que lhe restam de vida. Com a tecnologia e a biogenética atualmente desenvolvida os cientistas conseguiram isolar o gene causador do envelhecimento, portanto ao chegar aos 25 anos o ser humano parava de envelhecer, mas possuía apenas mais um ano de vida, sendo que depois disto para continuar vivendo teria que comprar tempo extra. Os ricos poderiam chegar à imortalidade enquanto que os menos favorecidos morriam por não ter tempo (Dinheiro) para comprar seu próprio tempo (Vida).
O filme futurista ilustra o capitalismo em que vivemos hoje, de um lado a luxuria do consumismo (que é uma característica do capitalismo) e do outro a luta pela sobrevivência, ou melhor, pela vida, deixa clara a faceta da sociedade que manda e da que obedece, da que engana e da que é enganada... Da que pensa, dos que trabalham, dos que comem, dos que vivem... E dos que morrem.
O egoísmo, a avareza, a individualidade e principalmente a violência é marcante na nossa sociedade e bem retratada no filme. As autoridades agem com injustiça permitindo varias contravenções, e crimes contra a classe pobre e protegendo a alta sociedade (como empresários e banqueiros) que negociam os créditos de tempo emprestando–os com juros altos, aumentando os preços de alimentos, passagens, roupas, aluguel e em contrapartida escravizando trabalhadores com mão de obra barata.
No meio a este caos e injustiças dois jovens: Will Salles (Timberlake) que veio da baixa sociedade, e Silvia (Amanda Seyfried) a filha de um poderoso empresário e banqueiro e detentor de uma fortuna de créditos de tempo, se juntam para romper a injustiça do capitalismo darwiniano e quebrar essa rede de politica privada e vergonhosa de crimes, enganos, roubos, subornos imposta pela minoria em desfavor de uma maioria massacrada e miseravelmente humilhada.
...