Relaçoes Etnico-raciais
Trabalho Escolar: Relaçoes Etnico-raciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MirelaBezerra • 12/3/2015 • 283 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
O nosso País tem passado por profundas mudanças, tanto no cenárioeconômico como social. Para entendermos essa mudança, propomos um estudo sobre as relações étnico-raciais brasileiras. Devemos considerar que essa temática não é nova na história do Brasil, e que a valorização da diversidade étnico-racial na educação brasileira tem sido, ao longo do tempo, uma das grandes pautas dos movimentos sociais negros, porque implica em impactos sociais positivos para toda a sociedade com relação ao preconceito racial e à discriminação racial, e também, no desenvolvimento do País.
O conceito de escravizado surgiu no bojo da constituição do Império Romano, em que as populações eram submetidas à condição de inferioridade e subalternidade diante de um poder opressor. É preciso enfatizar que há diferentes formas de escravização que não devem ser confundidas. Escravizado na África Não era desumanizado (coisa). Era um cativo. A etnia vencedora poderia, inclusive, assimilar os valores culturais dos escravizados. Escravizado nas Américas A realidade escravista, edificada nas Américas e na Europa, transformou o cativo em escravo. É preciso lembrar, ainda, que o conceito de escravizado vem sendo utilizado com o sentido de marcar uma condição histórica pela qual passaram os negros.
Afro-brasileiro
Surge na Década de 1970 e é difundido na Década de 1980. Está vinculado à origem e a cultura africana e ao território de nascimento do indivíduo, marcando, portanto, uma situação sociocultural e com viés identitário. Afrodescendente É um conceito mais abrangente, pois está vinculado ao continente africano como lugar de origem e de vinculo identitário.
Pardo
Esta categoria, apesar de utilizada há décadas pelo IBGE, era praticamente inexistente no imaginários das pessoas. Atualmente, em função dos programas de ações afirmativas para negros (pretos e pardos), elas estão aparecendo mais.
...