Relação Com O público Interno
Artigo: Relação Com O público Interno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/9/2013 • 2.730 Palavras (11 Páginas) • 429 Visualizações
Módulo IV
Relação com o Público Interno
A forma como a empresa considera seus funcionários é um dos aspectos mais importantes na RS.
Como uma empresa se propõe a desenvolver Gestão Socialmente Responsável, criando ações na comunidade, se não trata eticamente seus colaboradores?
Diversidade cidadania
Princípio básico de cidadania que visa assegurar a cada um condições de pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades, considerando a busca por oportunidades iguais e respeito à dignidade de todas as pessoas. A prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais. http://www.uniethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3998&Alias=uniethos&Lang=pt-BR
Para entendermos a relação da empresa com seus colaboradores, estaremos analisando três aspectos:
Como a empresa desenvolve o diálogo e a participação dos colaboradores?
Qual é a postura da empresa em relação ao indivíduo?
Qual é a política da empresa em relação aos Recursos Humanos?
Estamos criando outras relações de trabalho. Desde sempre o trabalho foi considerado um sacrifício, nada além de garantia do sustento. No novo modelo de gestão, em que o profissional de conhecimento é peça-chave, a lógica do trabalho como um fardo já não funciona mais. Ao contrário, um trabalhador estimulado deixa de ver seu ofício como uma privação e passa a encará-lo como um jogo, uma diversão. Conseqüentemente, produz mais. ...
É importante enfatizar esse ponto para esclarecer a base ética na qual acreditamos: o respeito, o amor ao próximo, a legitimidade do outro e a relação pautada na confiança e não no medo. Tudo isso para ter uma vida com um sentido maior. Creio que todos têm esse desejo e se há alguém que não tem, o problema não é dele, é nosso. (Rafael Echeverría) http://www.uniethos.org.br/_Uniethos/Documents/reflexao13WEB.pdf
Todas as questões deste tema, a relação da empresa com seu público interno você estará vendo nas disciplinas do curso como, gestão de pessoas, RH e liderança. O que devemos observar aqui é como devem ser as práticas da empresa na relação ética com seus colaboradores
Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social subdivide o tema Relação com o Público Interno em;
DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO
• Relações com Sindicatos
• Gestão Participativa
RESPEITO AO INDIVÍDUO
• Compromisso com o Futuro das Crianças
• Valorização da Diversidade
TRABALHO DECENTE
• Política de Remuneração, Benefícios e Carreira
• Cuidados com Saúde, Segurança e Condições de Trabalho
• Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade
• Comportamento Frente a Demissões
• Preparação para Aposentadoria
DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO
Relações com Sindicatos
Quanto à participação de empregados em sindicatos e ao relacionamento com seus representantes, a empresa:
ESTÁGIO 1 - Não exerce pressão sobre os empregados envolvidos em atividades sindicais.
ESTÁGIO 2 - Não exerce pressão e oferece liberdade para a atuação dos sindicatos no local de trabalho.
ESTÁGIO 3 - Além de permitir a atuação dos sindicatos no local de trabalho, fornece informações sobre as condições de trabalho, e os dirigentes da empresa se reúnem periodicamente com os sindicatos para ouvir sugestões e negociar reivindicações.
ESTÁGIO 4 - Além disso, possui canal de comunicação consolidado com os sindicatos, informando-os e fornecendo-lhes dados financeiros e relativos a objetivos estratégicos (quando estes afetarem os trabalhadores) para subsidiar as discussões.
Qual é a prática da empresa em relação à atuação dos sindicatos e de seus representantes?
Gestão Participativa
A gestão participativa é um processo moderno de gestão, existem várias teorias sobre como conseguir a participação dos funcionários na gestão da empresa.
Quanto ao envolvimento dos empregados na gestão, a empresa:
ESTÁGIO 1 - Disponibiliza informações sobre a empresa e treina os empregados para que possam compreendê-las e analisá-las.
ESTÁGIO 2 - Além disso, disponibiliza informações econômico financeiras aos empregados.
ESTÁGIO 3 - Além do exposto nos dois estágios anteriores, tem um processo estruturado de discussão e análise das informações econômico-financeiras com seus empregados.
ESTÁGIO 4 - Prevê a participação de representantes dos empregados em comitês de gestão ou nas decisões estratégicas e fornece o treinamento necessário para que participem da formulação desses processos.
No XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ENEGEP 2002 ABEPRO 1, foi apresentado o trabalho, GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA O SÉCULO XXI, no capitulo 2 apresenta uma visão geral dos conceitos. (http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR15_0343.pdf )
A Gestão Participativa corresponde a um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o envolvimento regular e significativo dos trabalhadores na definição de metas e objetivos, na resolução de problemas, no processo de tomada de decisão, no acesso à informação e no controle da execução
Para a administração participativa ser eficiente, o processo decisorial deve ser totalmente delegado e descentralizado, as informações totalmente compartilhadas, sendo que a comunicação deve observar os princípios de clareza, coerência e adequação e os sistemas de recompensas materiais e salariais devem ser freqüentes, com punições raras e definidas pelo grupo.
O gestor é o impulsor fundamental do processo participativo, portanto espera-se que ele tenha atitude interativa perante as questões estratégicas da organização, saiba tomar decisões estabelecendo prioridades, esteja voltado para o processo de inovação, além de saber delegar
Precisa-se ressaltar que para conseguir uma gestão participativa eficiente o importante é ter sempre presente os pontos básicos – aprender a aprender, para inovar, criar visão compartilhada, planejar a transição, a análise organizacional, a colaboração ambiental e potencialização de si e de outros, para que a gestão seja uma soma de esforços individuais e grupais em busca do aperfeiçoamento permanente da organização e de seus recursos humanos. (DRUMOND, 1991)
RESPEITO AO INDIVÍDUO
Este é outro aspecto importante na relação ética com seus colaboradores, que ao mesmo tempo são indivíduos. Como a empresa pratica esta relação?
Compromisso com o Futuro das Crianças
No tratamento da questão dos direitos da criança e do adolescente, a empresa:
ESTÁGIO 1 - Além de respeitar a legislação nacional que proíbe o trabalho antes dos 16 anos (exceto na condição de aprendiz, entre os 14 e 16 anos), discute internamente a importância da educação e as conseqüências do trabalho infantil.
ESTÁGIO 2 - Além de respeitar a legislação que proíbe o trabalho infantil e discutir a questão internamente, possui projetos que contribuem para o desenvolvimento dos filhos dos empregados, estimulando suas competências técnicas e psicossociais (cidadania, esportes, artes).
ESTÁGIO 3 - Além do descrito anteriormente, estende esses projetos para as crianças da comunidade. A empresa possui políticas explícitas de não-contratação de mão-de-obra infantil em seus contratos com terceiros?
ESTÁGIO 4 - Coordena seus projetos com outros realizados na comunidade e atua junto ao poder público em benefício da criança e do adolescente
De que maneira a empresa enxerga a criança, em qual estágio ela está.
Valorização da Diversidade
Reconhecendo a obrigação ética das empresas de combater todas as formas de discriminação e de valorizar as oportunidades oferecidas pela riqueza étnica e cultural de nossa sociedade, a empresa
ESTÁGIO 1 - Declara-se contra comportamentos discriminatórios no ambiente interno e na relação com seus clientes, mas não possui processos formais de promoção da diversidade.
ESTÁGIO 2 - Promove a diversidade por meio de normas escritas que proíbem práticas discriminatórias, regulando os processos de admissão e promoção e orientando sobre o encaminhamento da denúncia.
ESTÁGIO 3 - Além de possuir normas escritas, oferece treinamento específico sobre o tema e utiliza indicadores para identificar áreas problemáticas e estabelecer estratégias de recrutamento e promoção.
ESTÁGIO 4 - Além de possuir normas antidiscriminatórias, ressaltá-las nos processos de admissão e promoção, oferecer treinamento sobre o tema e monitorar seus quadros, também desenvolve atividades de valorização de grupos pouco representados na empresa.
Como a empresa trabalha com a diversidade
Para entender mais sobre a adoção de práticas de valorização da diversidade no local de trabalho como política de gestão, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social desenvolveu o manual Como as Empresas Podem (e Devem) Valorizar a Diversidade.
A publicação mostra formas de como enfrentar o preconceito no ambiente de trabalho e no âmbito das relações empresariais e aborda temas como a igualdade de oportunidades, a ética e a diversidade como fator de competitividade, a discriminação racial, étnica, a subordinação das mulheres, além de aspectos como as oportunidades de trabalho e o espaço existencial nas empresas.http://www.uniethos.org.br/_Uniethos/Documents/manual_diversidade.pdf
TRABALHO DECENTE
A empresa possui políticas explícitas de não-discriminação (de raça, gênero, idade, religião e orientação sexual) na política salarial, na admissão, na promoção, no treinamento e na demissão de empregados, políticas de capacitação profissional que visam melhorar a qualificação de grupos usualmente discriminados como negros (pretos e pardos), mulheres ou pessoas com idade superior a 45 anos? Monitora seus quadros buscando eqüidade na participação de homens e mulheres em cargos gerenciais? Paga salários e oferece benefícios idênticos a homens e mulheres que exerçam a mesma função em qualquer nível hierárquico? Paga salários e oferece benefícios idênticos a negros (pretos e pardos) e brancos que exerçam a mesma função em qualquer nível hierárquico? Mantém programa especial para a contratação de pessoas com deficiência20? Apóia projetos na comunidade que visem melhorar a oferta de profissionais qualificados provenientes de grupos usualmente discriminados no mercado de trabalho?
Política de Remuneração, Benefícios e Carreira
Em sua política de remuneração, benefícios e carreira, a empresa:
Qual é a política da empresa em relação à remuneração e carreira?
ESTÁGIO 1 - Busca superar os pisos salariais firmados com os sindicatos.
ESTÁGIO 2 - Trata os empregados como um recurso, estimulando-os por meio da remuneração e do investimento em seu desenvolvimento profissional, segundo política estruturada de carreira, e levando em conta as habilidades necessárias para seu desempenho atual.
ESTÁGIO 3 - Valoriza competências potenciais, estimulando os empregados por meio da remuneração e do investimento em seu desenvolvimento profissional e levando em conta sua capacidade futura de crescimento e desenvolvimento de novas habilidades.
ESTÁGIO 4 - Trata os empregados como sócios e, além de valorizar competências potenciais por meio da remuneração e do desenvolvimento profissional, estabelece mecanismos para que seus representantes participem da formulação de políticas de remuneração e benefícios, desenvolvimento profissional e mobilidade interna
A empresa oferece aos empregados:
• Auxílio para educação dos filhos?
• Financiamento para casa própria?
• Creche no local de trabalho ou por rede conveniada?
• Plano de saúde familiar?
• Os mesmos benefícios de seus empregados registrados aos colaboradores apenas comissionados?
Qual é a política da empresa em relação à saúde?
Cuidados com Saúde, Segurança e Condições de Trabalho
Visando assegurar boas condições de trabalho, saúde e segurança, a empresa:
ESTÁGIO 1 - Vai além das obrigações legais e têm planos e metas para alcançar os padrões de excelência em saúde, segurança e condições de trabalho em seu setor.
ESTÁGIO 2 - Possui planos e metas para ultrapassar os padrões de excelência em saúde, segurança e condições de trabalho em seu setor.
ESTÁGIO 3 - Além de ter como meta ultrapassar os padrões de excelência em saúde, segurança e condições de trabalho em seu setor, desenvolve campanhas regulares de conscientização e pesquisa o nível de satisfação dos empregados em relação ao tema, evidenciando áreas críticas.
ESTÁGIO 4 - Além de desenvolver campanhas e realizar pesquisas, as metas e indicadores de desempenho relacionados a condições de trabalho, saúde e segurança são definidos com a participação dos empregados, incluídos no planejamento estratégico e divulgados amplamente.
A empresa:
• oferece programa de prevenção e tratamento para dependência de drogas e de álcool?
• oferece programa específico para a saúde da mulher26?
• oferece programa específico para portadores de HIV?
• promove exercícios físicos no horário de trabalho?
• promove programa de combate ao estresse para os empregados, especialmente para os que desempenham funções mais estressantes (como atendentes de call center, caixas etc.)?
• desenvolve política de equilíbrio trabalho-família?
• possui política de compensação de horas extras para todos os empregados, inclusive gerentes e executivos?
Qual é a política da empresa em relação ao desenvolvimento profissional?
Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade
Para desenvolver seus recursos humanos, a empresa
ESTÁGIO 1 - Promove atividades de treinamento pontuais, focadas no desempenho de tarefas específicas.
ESTÁGIO 2 - Mantém atividades sistemáticas de desenvolvimento e capacitação, visando o aperfeiçoamento contínuo de todo o seu pessoal, considerando a aplicabilidade em sua função atual.
ESTÁGIO 3 - Além de promover capacitação contínua, oferece bolsas de estudo ou similares para a aquisição de conhecimentos com impacto positivo na empregabilidade de seus empregados, independentemente da aplicabilidade em sua função atual.
ESTÁGIO 4 - Em todos os níveis hierárquicos, promove capacitação contínua e oferece bolsas de estudo ou similares para a aquisição de conhecimentos, com impacto positivo na empregabilidade de seus empregados, independentemente da aplicabilidade em sua função atual.
A empresa:
• Mantém programa de erradicação do analfabetismo (absoluto e/ou funcional), educação básica ou ensino supletivo entre seus empregados, com metas e recursos definidos28?
• Possui programa de mapeamento para identificação de competências potenciais a serem desenvolvidas?
• Contempla em suas políticas de desenvolvimento programas que promovam a coerência entre os valores e princípios éticos da organização com os valores e princípios individuais de seus empregados?
• Considerando seu papel social em relação aos estagiários, oferece a eles boas condições de trabalho, aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal em suas respectivas áreas de estudo e com o devido acompanhamento?
Comportamento Frente a Demissões
Qual é a política da empresa em relação às demissões?
Diante da necessidade de redução de pessoal, a empresa:
ESTÁGIO 1 - Procura evitar demissões, analisando e discutindo alternativas de contenção e redução de despesas com os empregados.
ESTÁGIO 2 - Além de discutir alternativas com os empregados, permite acesso às informações que balizaram as decisões tomadas.
ESTÁGIO 3 - Além de discutir alternativas internamente e criar incentivos para demissão voluntária, estabelece indicadores socioeconômicos (idade, estado civil, número de dependentes) para orientar a definição de prioridades.
ESTÁGIO 4 - Além de discutir alternativas, permitir acesso às informações e estabelecer critérios socioeconômicos para a definição de prioridades, oferece serviços de recolocação e/ou financia a recapacitação e manutenção de benefícios aos trabalhadores demitidos, em todos os níveis hierárquicos.
A empresa:
• Teve reclamações trabalhistas relacionadas a demissões nos últimos três anos?
• Oferece programa de demissão voluntária incentivada?
• Acompanha e avalia periodicamente a rotatividade de empregados e tem política para minimização e melhoria desse indicador?
• Busca estabelecer diálogo estruturado com instâncias do governo local, especialistas, ONGs e sindicatos para conhecer, entender, prever e reduzir o impacto de um possível fechamento de unidades de negócios ou plantas, ou da eventual necessidade de corte de pessoal?
• Busca parcerias com organizações especializadas para desenvolver programas de capacitação e estímulo ao empreendedorismo29?
Preparação para Aposentadoria
Qual é a política da empresa em relação à aposentadoria?
Visando preparar seus empregados para a aposentadoria, a empresa
ESTÁGIO 1 - Oferece informações básicas quanto à obtenção da aposentadoria.
ESTÁGIO 2 - Orienta e oferece assessoramento regular quanto a modificações na legislação, alternativas e procedimentos administrativos necessários para a obtenção da aposentadoria.
ESTÁGIO 3 - Desenvolve atividades sistemáticas de orientação (coletiva e individual), aconselhamento e preparação para a aposentadoria, discutindo seus aspectos psicológicos e de planejamento financeiro.
ESTÁGIO 4 - Além de possuir programa sistemático de preparação interna, oferece oportunidades de aproveitamento da capacidade de trabalho dos aposentados.
A empresa:
• Oferece programa de previdência complementar a todos os seus empregados?
• Envolve familiares dos empregados no processo de preparação para a aposentadoria?
• Participa da elaboração de políticas públicas com foco em idosos?
• Participa ou apóia programas e campanhas públicas ou privadas de valorização dos idosos?
Com estas informações podemos observar os vários estágios que uma empresa pode implementar as práticas de Responsabilidade Social.
...