Relação Familia E Escola
Trabalho Universitário: Relação Familia E Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: williammedina • 24/11/2013 • 7.120 Palavras (29 Páginas) • 321 Visualizações
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: Uma parceria importante para o sucesso da educação
Thiellen Ferreira
Vilmar Alves Pereira
Resumo
É recente na academia discussões sobre o alcance dos processos educativos. Durante muito tempo as instituições se conceberam isolados e com atribuições e competências definidas. Esse episódio é causador de inúmeras dificuldades dentre elas o afastamento entre família e escola. A principal problemática que este estudo procurou responder é a seguinte: como pode acontecer essa relação dentro do contexto escolar e como a escola pode intervir na família? O objetivo deste trabalho consiste em compreender os limites e possibilidades para que possam se unir e proporcionar ambientes favoráveis para a aprendizagem dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida em duas etapas: revisão bibliográfica, pesquisa de campo na escola e nas famílias com sugestões de melhorias a esta problemática. Os resultados obtidos demonstraram que ainda continua o distanciamento entre essas duas esferas, também há uma carência de estratégias que favoreçam esta aproximação; e finalmente quando ocorreu a abertura para o diálogo e não apenas transferência de responsabilidades ocorre uma situação exitosa que supera esse antagonismo.
Palavras chaves: Família- escola-parceria
Abstract
It’s recent in the academy discussions on the scope of educational processes. For a long time the institutions are designed and insulated with powers and tasks defined. This episode is causing many difficulties among them the separation between family and school. The main problem that this study sought to answer is: how can this relationship happen within the school context and how the school can intervene in the family? The objective of this work is to understand the limits and possibilities so that they can unite and provide supportive environments for students' learning. This is a qualitative study that was conducted in two stages: literature review, field research in schools and in families with suggestions for improvements to this problem. The results showed that the gap still remains between these two spheres, there is a lack of strategies that favor this approach, and finally when there was opening for dialogue and transfer of responsibilities not only a situation occurs that successfully overcomes this antagonism.
Key Words: Family- school- partnership
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho de conclusão de curso será dissertado o envolvimento com as temáticas mais relevantes que perpassaram no decorrer de minha formação acadêmica no curso de Pedagogia realizado na Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Nesse sentido procurarei registrar minhas experiências e aprendizagens salientando a importância da relação família e escola, mostrando que esta aproximação é necessária e pode acontecer de forma dinâmica, onde ambas podem caminhar juntas para o processo de aprendizagem.
Sendo assim, para fazer a coleta necessária dos dados, será utilizado como metodologia a pesquisa qualitativa, visto que esta tem um caráter exploratório que estimula os entrevistados a dialogarem livremente sobre o tema. Segundo Bogdan & Biklen (1994):
O carácter flexível deste tipo de abordagem permite aos sujeitos responderem de acordo com a sua perspectiva pessoal, em vez de terem de se moldar a questões previamente elaboradas. Na investigação qualitativa não se recorre ao uso de questionários. Ainda que se possa, ocasionalmente, recorrer a grelhas de entrevista pouco estruturadas, é mais típico que a pessoa do próprio investigador seja o único instrumento, tentando levar os sujeitos a expressar livremente as suas opiniões sobre determinados assuntos. (p. 17)
Percebendo a riqueza que esta pesquisa pode trazer para este trabalho realizo entrevistas semiestruturada com três professoras uma da rede pública e outra da rede privada, uma coordenadora e para finalizar três responsáveis para que eu possa coletar diversas opiniões de diferentes contextos. Ainda neste trabalho será realizada uma breve justificativa relatando como surgiu a vontade de estudar sobre esta parceria entre escola e família, levantando os aspectos significativos e as divergências deste campo, trazendo autores que discutem e defendem a ideia que tanto busco ao longo da minha formação e da minha vida como educadora.
O caminho se faz ao caminhar
Como nos ensina Antônio Machado e posteriormente Freire nos formamos no processo e nas vivências cotidianas nesse sentido descrevo a minha trajetória epistemológica relacionada com o contexto da formação acadêmica. Ao longo deste resgate de memória apresento as experiências que estão colaborando na minha formação intelectual a partir do curso normal e da graduação. Ainda, procuro destacar as perspectivas de estudo e pesquisa, apontando o tema e as questões norteadoras do TCC.
Comecei a conhecer o cotidiano escolar quando ingressei no curso normal, pois este me fez experenciar diferentes vivências do meio educativo. Isso porque deixei de ser apenas uma aluna e passei a presenciar o funcionamento e a realidade do espaço educativo. Esta inserção começou por meio de observações gerais, monitoria, onde auxiliávamos os educadores, substituições, o momento de contato maior com as crianças, com e o seu mundo, pois a partir dele pude conhecer o cotidiano individual de cada sujeito e observar os anseios e preocupações.
O momento que eu defino como primordial foi o estágio, nessa hora visualizei o que era a sala de aula, como ser educador e como fazer um bom trabalho. Consegui realizar tudo, mas sentia que faltava mais, percebi que o trabalho não podia se fechar no momento da saída, que precisávamos incluir urgentemente da família na escola.
Fiquei de certa forma um tanto frustrada ao perceber que era um interesse só meu, pois quando fui relatar para os demais funcionários da escola como eu poderia aproximar essas relações tive a resposta de que os pais é que devem se aproximar afinal a escola já faz muito pelos seus filhos. Nesse momento me envolvi com este assunto a ponto de pensar diferentes formas para trazer a família para dentro da escola. Afinal, durante a minha infância a família sempre se fez presente no contexto escolar, até mesmo fora da escola, acompanhavam minha vida escolar nas conversas informais, observavam os meus cadernos e me auxiliavam na hora das tarefas.
Por
...