Relações Humanas E Liderança
Ensaios: Relações Humanas E Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manosan • 7/10/2014 • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 511 Visualizações
Disciplina: Relações humanas e liderança
1- Defina o que é liderança bem como a sua importância no seu dia a dia de trabalho.
Liderança é definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. A importância da liderança dentro de uma organização, empresa ou grupo permite a interação de pessoas no ambiente de trabalho para a realização de metas e objetivos a serem atingidos.
2- Defina o que é poder, mostre as suas diversas faces, por último mostre a sua importância para o ato de liderar.
Poder é a força ou direito de fazer ou mandar fazer alguma coisa, ou seja, habilidade de influenciar pessoas por meio do controle. Sendo que a face negativa do poder expressa em termos de domínio-submissão. A face positiva do poder é caracterizada por uma preocupação com os objetivos do grupo. Todavia, a relação de poder com o ato de liderança, pode-se dizer que é importante a posse do poder para uma liderança efetiva. Embora o poder a liderança serem distintos, ambas caminhas juntas.
3- Diferencie liderança autocrática, democrática e liberal.
Autocrática: A ênfase é centrada no líder que líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, determina providências e as técnicas para execução das tarefas.
Democrática: A ênfase é centrada no líder e nos subordinados. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo.
Liberal: Ênfase nos subordinados. Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.
4- Explique o que é inteligência emocional, mostre como ela pode contribuir para a sua evolução profissional.
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento os objetivos de interesses comuns. Na evolução profissional a inteligência emocional destaca pelo dinamismo, o poder de inovação, a ousadia, a criatividade, e, sobretudo, a capacidade de bem se relacionar com outras pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho, além da capacidade de lidar com problemas pessoais e com suas próprias emoções no dia-a-dia, de maneira a não torná-los fontes de angústia permanente.
5- Explique o que é liderança baseada em princípios: cite suas características.
A liderança baseada em princípios refere-se às relações e organizações humanas que fazem parte da condição dos indivíduos, suas características são imparcialidade, presteza, igualdade, justiça, integridade, honestidade e confiança. Líderes baseados em princípios segundo Covey (1994) possuem as seguintes características: Estão continuamente aprendendo; Estão voltados para o serviço; Irradiam energia positiva; Acreditam nas outras pessoas; Suas vidas são equilibradas; Sentem-se genuinamente felizes com os sucessos dos outros; Disponibilidade de correr riscos; São sinérgicas; Não se sentem ameaçadas pelo fato de outros serem mais fortes em determinados aspectos; Exercitam-se pelo auto-renovação; Exercitam suas mentes através da leitura, solução criativa de problemas, escrevendo ou visualizando.
6- Explique o que é liderança orientada para resultados.
A liderança orientada para resultados segundo Urich (2000) se dá em identificar e aprimorar os atributos da liderança no qual são aliados a resultados, dessa maneira, os líderes que não estão conseguindo resultados desejados não está verdadeiramente liderando. O autor enfatiza três grupos: ser, saber e fazer. Mas para que alcance o equilíbrio entre os fatores atributos e resultados, o autor propõem um circulo, desencadeado quando os líderes compreendem o que precisam saber e fazer para serem bem sucedidos. Um líder eficaz apresenta resultado, pelo qual depende de algumas iniciativas, sendo elas: foco absoluto nos resultados; responsabilidade pessoal e integral pelos resultados do grupo; comunicação do alvo ao pessoal do grupo, sempre clara e específica; Determinação e motivação pessoal para melhorar os resultados;
...