Relações Interpessoais
Artigos Científicos: Relações Interpessoais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pampynha_c • 11/10/2014 • 437 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
Relações interpessoais
As Relações Interpessoais ocorrem em todos os meios: Familiar, Profissional, Educacional, Social, Institucional; e estão ligadas a resultados finais de harmonia, sucesso e rendimento produtivo.
Para entender o conceito de Relações Interpessoais é necessário definir o termo Personalidade.
Personalidade é o conjunto total de características que torna o indivíduo único e diferente dos outros. Revela-se através da conduta de uma pessoa e das relações dos demais perante essa conduta.
Os fatores que determinam a personalidade são:
Herança Biológica: é o processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes a do organismo ou célula que o gerou.
Ambiente: O meio em que vivemos ou estamos.
Idade: Tempo decorrido desde o nascimento até a morte do indivíduo.
A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento.
Necessidades Sociais: O Ser Humano tem a necessidade de ser amado e querido por outras, sentir-se incluído dentro da sociedade.
Necessidades Materiais: O Ser Humano precisa de bens materiais para viver.
Necessidades Psicológicas: São as necessidades que muitas das vezes o ser humano não precisa, mas seu psicológico faz com que ele pense que necessita.
Assim, podemos conceituar relações interpessoais como uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir adequadamente.
Relações Interpessoais nas Organizações
A interação em qualquer ambiente que seja nasce da aceitação, desprendimento e acolhimento, e no mundo atribulado em que vivemos às vezes não nos damos conta disto.
Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nosso lar, e ainda assim não nos damos conta de como é importante estar em um ambiente saudável, e o quanto isto depende de cada um de nós.
As pessoas são produtos do meio em que vivem, têm emoções, sentimentos e agem de acordo com o conjunto que as cercam seja o espaço físico ou social. Também tem necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas:
Necessidades fisiológicas: como alimentação, sono, atividades físicas, satisfação sexual, etc.;
Necessidades psicológicas: como segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição;
Necessidades de auto realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo auto desenvolvimento.
Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamentos, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
O trabalho é a forma como o homem interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência
...