Relações interpessoais
Seminário: Relações interpessoais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aline06 • 8/11/2013 • Seminário • 396 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
O que é relacionamento interpessoal?
É o relacionamento entre os indivíduos de um grupo, seja profissional, familiar ou social cujos membros estejam constantemente integrados em torno de um objetivo em comum.
Envolve competências e habilidades utilizadas, não só na inteligência lógica e raciocínio, mas na inteligência emocional predominante nas ações e atitudes.
O objetivo deste estudo será tentar entender o comportamento humano e a partir daí buscar maneira de aprimorá-lo de forma que possamos viver com qualidade, consequentemente seremos mais felizes e teremos um maior rendimento no trabalho.
A proposição é mostrar que as competências e habilidades não só utilizam a inteligência lógica e de raciocínio, mas que a emoção predomina na maioria de nossas ações e atitudes. Vivemos em uma época em que o diálogo e a criatividade devem ser vistos como alternativas de se resolver problemas.
Importância do Relacionamento Interpessoal
Parece que ainda há quem duvide da importância de um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e esta constatação chega a ser surpreendente, porque tanto as consultorias de recursos humanos quanto toda chefia em uma empresa afirmam ser este um ponto imprescindível na formação de um líder, de um executivo, do profissional do futuro.
Estamos, portanto, diante de um dilema: se for tão importante este tal relacionamento interpessoal, como é que tantas pessoas insistem em ignorá-lo, ou torná-lo supérfluo? Este dilema é apenas aparente e, de fato, se algumas pessoas ignoram aspectos de relacionamento interpessoal é porque desconhecem a sua importância, ainda não Aprenderam como praticá-lo ou deixaram de adquirir conhecimentos que o possam levar a construir um bom relacionamento.
No mundo profissional, como em qualquer outro círculo de relacionamentos, tudo gira em torno do poder e da habilidade política. O profissional que domina aspectos de relacionamento interpessoal domina a arte do posicionamento estratégico em uma empresa; torna-se imprescindível para a imagem da empresa; associa-se aos vencedores e escala os degraus da ascensão profissional.
É característico de o comportamento profissional estruturar uma sociedade em torno do poder, assim como no passado a corte se reunia em torno do governante. De certa forma, aplicam-se os mesmos princípios da corte no relacionamento interpessoal, deforma que ao tratarmos de relacionamento interpessoal estamos na verdade, lidando com uma das mais primitivas manifestações do poder. Neste ponto, o relacionamento interpessoal torna-se uma característica fundamental para a sobrevivência profissional das pessoas, e pode ser o diferencial na busca por uma melhor oportunidade ou por uma promoção repentina.
...