Relações éticas racionais
Projeto de pesquisa: Relações éticas racionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernandabertolai • 10/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.547 Palavras (11 Páginas) • 323 Visualizações
Introdução.
O objetivo desse trabalho consiste em esclarecer, ainda mais relações-éticas racionais.
Na sociedade ainda nos deparamos muito com a discriminação e até mesmo o racismo. Entendemos também que a educação é o melhor caminho para vivermos bem dentro de nossa sociedade.
E assim deparamos em assumir um desafio levado a esse tema discriminação, nesse trabalho educativo aprendemos a combater o preconceito e resgatando a nossa cultura popular. Com o tema capoeira, que hoje vem destacando muito uma luta mistura com dança.
Para realização desse trabalho, fomos a fundo pesquisando tópicos referente à capoeira, realizamos entrevista com professor de capoeira, fotos e vídeos, fizemos pesquisa em sites desde onde surgiu e quando surgiu, musica, estilos e muito mais.
Realizamos também resenhas de filme relacionado ao tema onde podemos conhecer ainda mais os conceitos relacionados á discriminação e nossa cultura.
Atualmente
Após suas décadas de preconceito pelo próprio povo e seu governo a capoeira tem superado e mantido sua tradição. Hoje a Capoeira é praticada por muitas pessoas de diferentes classes sociais e cor, nas escolas nas ruas em diferentes e grandes eventos e projetos sociais de sucesso, é praticada em diversos locais como escola universidades nas ruas praças e academias, hoje existem diversos campeonatos nacionais e internacionais, que muito ajuda a continuar com essa cultura nacional. Como MMA um esporte muito conhecido com origem Americana e um conjunto de artes marciais a onde a capoeira se destacou muito, trazendo sua prática a outro nível profissional.
A capoeira de um modo geral independente da escola ainda guarda um certo respeito de volta as origens, faz com que as pessoas e os grupos se entrosem.Os maiores públicos praticante da capoeira nos dias atuais são os jovens de diversas origens e condições sociais e econômica
Musicas
A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se pode ser acompanhada por instrumentos musicais. É através da música, dos toques, ritmo dos instrumentos e das palmas, que se determina o estilo de jogo que vai ser realizado. A musicalidade dá vida à capoeira e proporciona um caráter lúdico, desafiador dependendo da ocasião, além de mandar recados, ou seja, de falar aos membros da roda, através das letras das músicas A energia do jogo da Capoeira está ligada diretamente à música e ao toque empregado ao ritmo da roda. É composto de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira, narrativas. As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções freqüentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo, mas também no conteúdo. O toque Cavalaria era usado para avisar os integrantes da roda que a polícia estava chegando; por sua vez, a letra é constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil.
O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos freqüência o ganzá e o agogô.
Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Estes são alguns dos toques mais comumente utilizados:
Angola, São Bento Grande de Bimba, São Bento Grande de Angola,São Bento Grande, São Bento Pequeno, Iúna, Cavalaria, Samango, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Idalina, Regional de Bimba.
Estilos
EXISTEM MUITOS TIPOS DE CAPOEIRA. OS TRÊS PRINCIPAIS SÃO A CAPOEIRA ANGOLA E A CAPOEIRA REGIONAL É A CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA.
O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
Capoeira Regional
A CAPOEIRA REGIONAL FOI CRIADA POR MESTRE BIMBA (MANOEL DOS REIS MACHADO, 1899-1974).
BIMBA CRIOU SEQÜÊNCIA DE ENSINO E METODIZOU O ENSINO DE CAPOEIRA. INICIALMENTE, BIMBA CHAMOU SUA CAPOEIRA DE “LUTA REGIONAL BAIANA”, DE ONDE SURGIU O NOME REGIONAL.
Manoel dos Reis Machado, conhecido por ser um habilidoso lutador nos ringues, e inclusive, ser um exímio praticante da capoeira Angola, procurou fazer com que a capoeira tivesse uma maior força como luta e fez isto incorporando a ela novos golpes. Um fato que é conhecido é de que Bimba teria incorporado golpes do Batuque, uma luta já extinta, que era rica em golpes traumáticos e desequilibrastes. Inclusive, sabe-se que o pai de Mestre Bimba era praticante desta luta.
Há muita discussão também sobre se Bimba teria ou não absorvido golpes de outras lutas, como judô, o jiu-jitsu, a luta livre e o savate, luta de origem francesa, para compor sua capoeira Regional. A Regional surgiu por volta de 1930. Mas Mestre Bimba se preocupou não só em fazer com que a capoeira fosse reconhecida como luta, ele também criou o primeiro método de ensino da capoeira, as “seqüências de ensino” que auxiliavam o aluno a desenvolver os movimentos fundamentais da capoeira.
Em 1932, foi fundada por Mestre Bimba a primeira academia de capoeira registrada oficialmente, em Salvador, com o nome de “Centro de Cultura Física e Capoeira Regional da Bahia”.
Das muitas apresentações que Mestre Bimba fez talvez a mais conhecida tenha sido a ocorrida em 1953, para o então presidente
...