TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reparação De Estruturas Oxidaddas

Trabalho Escolar: Reparação De Estruturas Oxidaddas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

RECUPERAÇÃO DA PEÇA

O primeiro passo é realizar uma cuidadosa inspeção da superfície a ser recuperada, no caso deve-se buscar pontos de oxidação que possam ter surgido ao longo dos anos. Esta ocasião também é ideal para fazer uma limpeza no peça, retirando materiais que não deveriam estar ali.

Os eventuais pontos de oxidação podem surgir basicamente de três formas: oxidação branca leve, oxidação branca severa e oxidação vermelha (ferrugem). Nos dois primeiros casos a origem está na degradação do revestimento zincado ou da liga alumínio+zinco, já no último é a chapa de aço que está se degradando. Devem ser tratados conforme segue:

1- Oxidação branca leve - Usar vinagre branco (ácido acético) e uma escova de náilon, enxaguando a superfície logo em seguida.

2- Oxidação branca mais severa - Solução de hidróxido de amônia a 15%, ou solução de ácido fosfórico a 5%.

3- Oxidação vermelha (ferrugem) – Por ser a mais grave, deve ser removida completamente, e os locais afetados devem ser muito bem tratados, uma vez que a corrosão pode perfurar a chapa de aço.

Deve ser feita com escova de aço nos locais onde o problema se revelar mais intenso e acentuado.

Depois da escova de aço, uma limpeza com pano úmido desses pontos irá permitir uma melhor visualização do trabalho feito e avaliar a necessidade de se passar a escova mais uma vez ou partir-se para a fase seguinte com a lixa fina.

Todas as áreas com ferrugem aparente devem ser lixadas com lixa fina, do tipo usado por funileiros, tanto nos locais já escovados como naqueles em que isso não foi necessário, mas que também apresentam as típicas manchas de oxidação vermelha. O lixamento deve expor o metal base (aço), mostrando que todos os resíduos de oxidação foram eliminados. Caso restem eventuais pontos de ferrugem, eles irão progredir, muitas vezes perfurando a chapa de aço por sob o tratamento aplicado, por isso esta fase do trabalho é muito importante para garantir o resultado final.

Jateamento de areia - É uma técnica mecânica que é comumente usada para remover pintura velha e enferrujada da lataria de automóveis. É um método mais agressivo que o lixamento convencional, e permite a remoção de buracos de ferrugem, assim como qualquer corrosão na superfície do carro. Entretanto, esse método pode deixar pequenas fissuras no metal. Por essa razão, deve-se apenas utilizar esse método em metais espessos que não deformem ou desintegrem facilmente. Outro ponto contra esse processo é que as partículas não somente deixam o local empoeirado, mas também podem ser muito perigosas para a saúde humana. A poeira pode conter pequenas partículas de ferrugem, chumbo ou outros metais nocivos e produtos químicos.

Removedores químicos - Existem muitos tipos diferentes de químicos à venda que podem ajudar a tirar ferrugem. Eles normalmente são feitos de ácido fosfórico ou oxálico, e podem causar danos à pele. Sempre tenha cuidado ao usar um produto químico para dissolver ferrugem.

Remoção por eletrólise - Basicamente usa-se a eletricidade para remover a oxidação.

Materiais:

1- Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com