TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repensando As Conexões Entre Teoria E Prática: O PIBID Como ação Instrumentalizadora Da Formação Integral Do Professor

Monografias: Repensando As Conexões Entre Teoria E Prática: O PIBID Como ação Instrumentalizadora Da Formação Integral Do Professor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Atender às necessidades reais apresentadas pelo cotidiano das escolas é a principal tarefa se coloca à atividade docente e vai além da prática de aplicar uma teoria estudada ou reproduzir métodos e procedimentos utilizados por outrem. Trata-se, pois, de saber relacionar reflexivamente o conhecimento teórico e a iniciação às atividades de natureza prática, arquitetados ao longo da trajetória de formação, às especificidades de contextos locais. No entanto, pesquisas recentes (GATTI; BARRETO, 2009; LIBÂNEO, 2013; PIMENTA, 2001) têm evidenciado reiteradamente que, em decorrência da maneira dicotômica com que teoria e prática são concebidas na formação inicial, o sentimento de despreparo e insegurança tem se instaurado cada vez com mais força entre os professores. Diante desse preocupante cenário, ações políticas têm sido implementadas em favor da melhoria da qualidade da formação e atuação docentes. Entre elas, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) destaca-se como a mais promissora, pois, ao oportunizar vivências práticas orientadas à luz de fundamentos teóricos e diálogos profícuos entre os professores das universidades e das escolas parceiras, suas ações têm possibilitado avanços expressivos à formação dos licenciandos que dele participam.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo principal explicitar o potencial do PIBID no que concerne ao repensar das conexões entre teoria e prática na formação inicial de professores. Subsidiariamente, pretende-se identificar e explorar as principais características que fazem desse Programa uma ação instrumentalizadora da formação integral do futuro professor.

Material e Métodos

A opção metodológica adotada para a realização deste trabalho reside nos pressupostos da pesquisa bibliográfica. A fonte selecionada para consulta do material de estudo é o Relatório de Gestão do PIBID (CAPES, 2011), um documento oficial que analisa quantitativa e qualitativamente os impactos do PIBID a partir do que dizem os relatórios apresentados pelas IES de todo o país.

Resultados e Discussão

O estudo do Relatório (CAPES, 2012), permitiu constatar que o PIBID tem apresentado resultados muito positivos provenientes das vivências orgânicas que proporciona aos licenciandos nas escolas. No tocante à conexão teoria e prática, nota-se que ao contrário do que se costuma verificar, o PIBID não estrutura relações de hegemonia de conhecimentos teóricos sobre os práticos ou vice-versa. O que se observa é a “combinação complexa de contributos científicos, pedagógicos e técnicos, mas que tem como âncora os próprios professores” (NÓVOA, 2009). As principais características que atribuem ao PIBID tal potencialidade podem ser entendidas como: incitação à parceria a partir do desenvolvimento de atividades conjuntas; incentivo à realização de intervenções práticas pelos bolsistas em salas de aula; e exigência de divulgação de resultados, contemplando, assim, ensino, pesquisa e extensão e configurando o que se entende por formação integral de professores.

Conclusões

À guisa de conclusão, ressalta-se a importância de os cursos de licenciatura se espelharem nas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com