TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Alienista

Exames: Resenha Do Alienista. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

A partir dessa concepção houve construção de um lugar social, hospitais gerais para o sujeito dito como louco, através da reforma psiquiátrica, como também o livro menciona a criação da casa verde com o mesmo intuito de comportar pessoas que fossem consideradas loucas, com perda total, parcial, permanente ou temporária de consciência da capacidade racional,e até mesmo com relações sócias abaladas e adventos da perturbação da consciência. Entende-se que o significado da loucura estando longe de ser caracterizado como negativo ou que acarretasse culpa e estigma por quem interpretava colocando-a como parte do cotidiano o qual todos os seres humanos estavam sujeitos entende-se que a loucura era basicamente compreendida como desequilíbrio, destempero e exacerbação, interessante dizer que, a permanência dos componentes místicos faziam com que o homem mantivesse com a loucura uma relação ao mesmo tempo de distância e de proximidade além de ser associada a ignorância e a falta de razão. Vimos que a loucura humana é a que mais esta relacionada ao livro e o texto, desequilíbrio de humores: racional que esta ligada ao encéfalo, afetivo do coração dentre outras.

A interpretação das palavras proferidas em tais estados só poderiam ser realizadas pelo homem em um estado de bom senso e o livro diz que muitos foram internados na casa verde por não estar em uma condição normal, onde era internados não só pessoas que eram tidas como loucas mas também aquelas que sofriam de paixões e outras mais, os quais enxergavam a loucura como produto da intensidade dos conflitos vividos dentro do próprio homem, ou seja, a loucura não era mas uma conseqüência da ação dos deuses mas sim produtos das paixões caracterizados por sintomas. Comportamento catalogados com prova da atuação dos demônios eram muito semelhantes as características e sintomas atribuídos aos loucos da época. Apesar de que a consciência individual trouxe um novo olhar sobre a loucura agregando na figura do louco a uma maior responsabilização pelo descontrole de suas paixões, onde a loucura começa a ser vista como fruto de uma fraqueza do individuo quando antes era visto como louco, suspeito, perigoso e temido.

A catalogação da loucura enquanto doença parecia resolver de forma mais cômoda as questões das responsabilidades éticas, jurídicas, políticas e social.

Pode-se preceber que o livro apresenta diversas caracteristicas como analise psicologica e a critica social conta as fronteiras entre que é normal e o que é anormal. A ciencia afirma seu poder baseada baseada na ideia de que a superioridade do homem está no saber, como personificação da ciência, ele se coloca portanto, ideologicamente como verdade inquestinavel, por intermédio a função da psiquiatria a construção do ideal de normalidade e de sociedade, bem como relação entre a psiquiatria e ordem pública, ser racional ou desequilibrado importa para conquistar respeito e soberania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com