Resenha Do Filme Erin Brockovich - Uma Mulher De Talento
Ensaios: Resenha Do Filme Erin Brockovich - Uma Mulher De Talento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarinEsther • 12/7/2014 • 402 Palavras (2 Páginas) • 26.625 Visualizações
Resenha do filme: Erin Brockovich - Uma mulher de talento.
Erin (Julia Roberts) é uma mulher separada com três filhos para criar, quando no auge de seu desespero arruma emprego em um pequeno escritório de advocacia e logo descobre processos arquivados sobre a PG&E (Pacific Gas and Eletric Company) - uma companhia de gás e energia - por contaminação através de cromo 6, onde o ambiente e centenas de pessoas foram contaminadas durante anos e não receberam nenhuma indenização; começa então uma luta diária para reaver o direito dessas pessoas, Erin se abstém de seus problemas pessoais em busca de solução para as vítimas da contaminação, após um árduo trabalho e longos meses, Erin convence a todos os cidadãos envolvidos a cooperarem no processo e ao final recebem R$ 333 milhões de indenização, e a partir de então a PG&E passou a adotar padrões para escoamento dos resíduos sem que prejudicasse o solo e as pessoas.
O filme é baseado em fatos reais, portanto, não foge à nossa realidade. Casos como o do filme são recorrentes, em Santo Amaro da Purificação na Bahia, pessoas sofrem até hoje devido à contaminação por chumbo, decorrente de rejeitos contaminados por este e outros metais perigosos, assim como no filme, pessoas foram acometidas por câncer, anomalias e doenças hereditárias.
O filme nos alerta para a responsabilidade social e ambiental que as empresas devem ter principalmente as que trabalham com metais, gases ou algum componente que possa vir a causar tais danos.
No caso de Santo Amaro da Purificação, o governo está se movimentando, visto que a empresa responsável é francesa e todo o processo se torna mais lento; todas as pessoas afetadas carregam no corpo marcas desta tragédia, a cidade até os dias de hoje contém níveis altíssimos de chumbo e estima-se que 80 % da população local tenham sido atingidas de alguma forma.
Há também um caso mais antigo no Brasil, em 13 de setembro de 1987 a contaminação em Goiânia por césio-137, devido ao descarte indevido de um aparelho de radioterapia, fazendo vítimas fatais e deixando um rastro de doenças e contaminações.
É muito importante que os futuros gestores entendam a real necessidade de pensar de maneira socioambiental, por que as organizações existem e são compostas por pessoas, e não há quem seja menos vulnerável. Suprir as necessidades do homem não quer dizer produzir de maneira desordenada e sim desenvolver-se de forma consciente, preservando acima de tudo a vida.
...