Resenha Do Filme: Erin Brockovich_ Uma Mulher De (consumidor Por Equiparação)
Monografias: Resenha Do Filme: Erin Brockovich_ Uma Mulher De (consumidor Por Equiparação). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedroarchanjo • 21/8/2013 • 360 Palavras (2 Páginas) • 1.529 Visualizações
RESENHA DO FILME: ERIN BROCKOVICH _ UMA MULHER DE TALENTO
Baseado em fatos reias, o fime se passa no EUA,e conta a história de uma mulher, Erin Brockovich, mãe de três filhos, que acaba indo trabalhar num escritório de advocacia, que pertece ao Sr. Masry, afim de saldar uma dívida com o mesmo.
A protagonista do filme, encontra no escritório, ser autos de um processo, e começa a investigar um incidente ocorrido numa cidadezinha chamada Rinquelem, onde uma empresa, a PG&E (pacifie gás e eletricidade), parece ter contamindo a água da cidade inteira, resultando numa série de doenças ao moredores que tivem contato com a água.
Dessa forma convence os moradores atingidos com o problema, a ingressarem com uma ação de indenização. Ela e o Sr. Masry, são contratados e dão início as negociações com a empresa PG&E, que nega a autoria do ocorrido.
Levando o aludido caso para o campo do direito e dentro do ordenamento jurídico brasileiro, especificamente cosumerista, aponta-se para a responsabilidade objetiva da empresa que causou o dano. Não é necessário que seja provado a culpa desta, bastando apenas que a empresa exerça uma atividade que resulte algum tipo de risco a sociedade, como no caso em tela.
Voltando ao fime, Erin coletou várias amostras de água, e também pequenos insetos mortos dentro dela, e levou para análise. Ficou comprovado que o anti corrosivo usado pela PG&E foi o que causou a poluição, fazendo que diversas pessoas que usavam aquela água, adoecesse.
Em algumas cituações o CDC previu ainda nos artigo 2°, § unico, e art. 17 e 29, o consumidor por equiparação. È uma forma mais ampla e protetora, afim de alcançar não só aquele cosumidor que se destinou o produto ou serviço, mas todos atingidos pelo dano provocado. È correto o uso deste argumento contra a emrpesa que porvocou a poluição, dento do nosso ordenamento jurídico.
A PG&E teve que pagar a cada família, uma indenização de cinco milhões de dolares a cada uma, somando uma quantia total de trezentos e trinta e três milhões de dolares para todas as vítimas. Até aquelas que perderam seus entes em razão de doenças provocadas com consuma daquela água, foram indenizadas.
...