Resenha - O Corpo Fala E Nell
Artigos Científicos: Resenha - O Corpo Fala E Nell. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laramir • 28/6/2013 • 480 Palavras (2 Páginas) • 1.601 Visualizações
O CORPO SE REVELA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS
O ato de movimentar merece nossa atenção, pois as pessoas se comunicam através de uma fascinante linguagem corporal, baseadas nos símbolos.
Sendo nosso corpo centro das informações para nós mesmos.
Os autores do livro “O Corpo Fala” procura comparar o corpo humano a uma “esfinge” dividindo em três partes. O boi representando os desejos, o leão que representa os sentimentos, a águia representando os pensamentos.
Os autores prosseguem argumentando que nossos movimentos corporais, atitudes, tom de voz, em fim tudo que expressamos que muitas vezes não percebemos.
Não é só por meio de palavras que a gente pode se comunicar. Muitas vezes nosso corpo dá sinais que dizem muito mais que nossa boca.
O corpo fala o que a mente contém. O olhar que nos evita, o sorriso que não chega são muitos os sinais que o corpo pode estar revelando a todo momento nossos sentimentos, até mesmos nossos pensamentos.
A linguagem corporal bem interpretada ajuda-nos a entender melhor nosso semelhante de forma mais inteligente para um melhor relacionamento com as pessoas.
FILME: “NELL”
O autor do Filme “Nell” trata da historia de uma jovem que viveu afastada do convívio humano, vivendo isolada com sua mãe numa floresta distante da cidade.
Após a morte de sua mãe e de sua Irma gêmea que morreu ainda criança Nell passa a viver sozinha. O filme em seu contexto nos mostra que a linguagem apresentada por Nell, é reveladora. Ela adquiriu sua primeira língua a partir do contato com sua mãe que tinha paralisia facial e por isso apresentava dificuldades na articulação. Disso decorrem aspectos fonéticos muito interessantes da personagem em que ela reproduz as mesmas dificuldades de sua mãe.
A partir do momento que a personagem passou manter interações com outras pessoas o médico e a psicóloga, ela apresentou sérios problemas de comunicação verbal.
Nell não conheceu outras pessoas até sua idade adulta, desenvolvendo uma linguagem difícil de entender, deixando a impressão inicial de que falava uma espécie de linguagem selvagem incompreensível para os padrões normais.
Com isso despertando interesse de uma equipe médica em estudar o caso.
A maneira dela comunicar era apresentando movimentos repetitivos em frente ao espelho brincava com sua imagem. Nell expressava seu pensamento através de uma linguagem própria trazendo a forma para o seu pensamento baseada nos símbolos que a rodeia.
CONCLUSÃO
Percebe-se que pela linguagem do corpo, dizemos muitas coisas aos outros. Se o corpo não falasse a palavra não teria sentido. Compreender a linguagem dos gestos é construir no interior de cada uma mais segurança e liberdade para escolher sua conduta, pois o homem torna-se responsável pelas suas atitudes.
É muito importante que as pessoas percebam a importância da linguagem corporal permitindo assim lidar consigo mesmos e com os outros.
NELL. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Protagonistas: Jodie Foster, Liam Neeson e Natasha Richardson. Fox Vídeo,
...