Resenha O Monge E O Executivo
Artigo: Resenha O Monge E O Executivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keitylinda • 27/10/2013 • 308 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
Resenha Crítica
O monge e o executivo narra a historia de um executivo que cansado pelo stress do emprego é convencido pela mulher a passar uma semana num retiro em um mosteiro, onde aprende sobre liderança com o ex-executivo Len Hoffman.
Ao lermos o livro podemos perceber que ele passa a mensagem de que devemos liderar com respeito e humanidade, que devemos tratar nossos subordinados com respeito e assim eles vão nos seguir não por medo e obrigação e sim por que vão se espelhar no líder e se sentirão a vontade para executar o serviço. Para que isso ocorra devemos ter autoridade e não poder. No livro há a diferença entre os dois. Um líder que usa o poder para obter resultado diante de seus funcionários pode até obter o resultado desejado, mas por um breve período e com danos no decorrer do tempo. Quando o líder usa a autoridade ele consegue o mesmo resultado, mas sem danos e a produtividade e a eficácia são maiores.
O livro nos fala que nós estamos sempre tomando decisões, e essas decisões refletem no desempenho e no dia a dia das pessoas com as quais trabalhamos.
O livro tem conceitos muito bons, como o de líder que como está no livro é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legitimas de seus liderados, ou seja, o líder não está na empresa somente para mandar, mas, ele também tem que se preocupar com os seus empregados, com o bem-estar deles e fazer com que eles trabalhem com vontade, que se sintam bem no ambiente de trabalho, inspirando confiança.
O livro nos ajuda a entender como deveria ser o relacionamento dentro de uma empresa, como devemos liderar, como melhorar o clima organizacional que é exatamente o que aprendemos na faculdade: como agir dentro da empresa para que ela melhore continuamente devido o modo como a administramos.
...