Resenha Preciso Saber se Estou indo Bem
Por: gabrielrochar • 25/10/2019 • Resenha • 636 Palavras (3 Páginas) • 319 Visualizações
Centro _____________
Curso: ____________
Disciplina: ____________
Aluna: ____________________
Prof. ________________
OS 4 LADOS DO CRESCIMENTO
Reflexão para entender a importância do feedback, pois se ninguém se importasse com o que fazemos, inspirado na obra do livro Preciso saber se estou indo bem!
Richard L. Williams, uma história sob a importância de dar e receber feedback, 2013.
A obra Preciso saber se estou indo bem foi publicada em 2005, com o título “Tell me how I’m doing”. Richard Williams, o autor, tem formação em psicologia social, organizacional e comunicações, doutorado em filosofia pela Oxford University. Conhecido internacionalmente como consultor de negócios e já acompanhou umas seis mil oficinas, para milhares de executivos.
O livro revela as vertentes a serem consideradas para o meio profissional e pessoal, auxiliando na obtenção da eficácia em aplicar e receber feedbacks. Através das ideias do autor, o feedback possui uma ação mais simples, permitindo a emissão e recepção de ideias e opiniões, sendo hoje uma forma educada de dialogar e estreitar relacionamentos, visto que há quatro tipos de feedback sendo o positivo, corretivo, ofensivo e insignificante, ensinando quando usar os dois primeiros e como evitar os outros
O livro é fácil de entender, apresenta concisão nas ideias com uma linguagem adequada para absorção da mensagem a ser transmitida, possui uma leitura interativa levando o leitor a fazer reflexão sobre o dia a dia, possui ainda uma característica educativa.
O livro apresenta a importância sobre a aplicação do feedback, este método vale para estreitar relacionamentos na vida pessoal e na profissional, quando aplicado de forma assertiva traz grandes ganhos, já aplicado de forma errônea o resultado é enorme também, porém, de forma negativa, tais como perda e descrédito. Gosto muito do método one-on-one (um a um), por ser um método mais rápido para tratar problemas pontuais.
Dentro dessa obra o autor cita os feedbacks relevantes, que são os positivos e corretivos, são muito impactantes para o crescimento e melhoria no processo de uma forma como um todo, já o ofensivo e insignificante gera um dano que pode levar ao insucesso, o ofensivo não constrói e gera no receptor raiva, a pessoa se sente diminuída a desestimulando ao crescimento o insignificante é aquele que podemos até definir como desnecessário.
Através de relatos do autor nesta obra, há pessoas que se sentem mais fortes quando apontam os erros de terceiros, geralmente o ser humano critica aquilo que detestam em si como forma de refúgio. Desenvolver a habilidade de direcionar, posicionar e receber feedbacks exige uma maturidade e conhecimento de mundo para validar a mensagem que deseja aplicar. O gestor deve possuir ou desenvolver a habilidade de comunicação assertiva para obter resultados satisfatórios.
O feedback é reconhecido por elevar o desenvolvimento, sendo uma ferramenta eficiente capaz de aumentar a produtividade e desenvolvimento do ser humano, aplicando como positivo e corretivo. Dentro de um lar, por exemplo, é necessário reconhecer que é preciso ouvir e pontuar o que não está correto para que ambos evoluam juntos, outra obra que ajuda assimilar a melhor forma de comunicação é o método da CNV (comunicação não violenta) auxilia na melhor forma de transmitir os sentimentos e entender o outro. Assim se aplica na área corporativa, para a empresa atingir as metas é preciso direcionar e ficar atento se o liderado está aberto a receber o feedback, que por muita vez, é necessário autoconhecimento e maturidade.
...