Resenha Sobre “Rede de Cooperação Produtiva Uma Estratégia”
Por: Danilo Elias • 9/11/2018 • Resenha • 735 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
Resenha sobre “Rede de Cooperação Produtiva Uma estratégia”;
Hoje no atual ambiente das organizações, há a necessidade as empresas atuarem de forma conjunta e associada, de forma a contribuírem com o desenvolvimento empresarial, associação, na troca e na ajuda mútua, com o objetivo de crescimento e competividade no mercado.
Com o crescimento da internacionalização, houve a intensificação da necessidade da reorganização de fatores produtivos e modos de gestão empresarial, a fim de contabilizar e organizar padrões de qualidade e produtividade.
Com isso, várias organizações adotaram formas da sua gestão para adequar seus processos as exigências mundiais.
A tecnologia também teve papel importante nisso, condicionando a adoção de novas estratégias e dentre essas estratégias, houve a formação de redes entre empresas, que visava garantir a sobrevivência e competividade, principalmente das pequenas e médias empresas.
Outro ponto, é que as formas de relações intra e inter empresas, vem se solidificando no processo de reestruturação industrial, o que levou a reformulação das grandes empresas. E estas mudanças vieram para alterar a forma de produzir, administrar e nas relações entre empresas, trabalhadores e instituições. Estas relações também vêm para reduzir os custos de transação para as empresas e custos de produção.
A rede de cooperação oferece a possibilidade dispor tecnologias, reduzir custos de transações, aumentar a eficiência econômica e competividade.
A colaboração é o processo em qual diferentes partes, vendo diferentes visões de um problema, podem se ajudar de forma interativa. Esta colaboração acontece quando há a participação dos stakeholders, que possuem domínio do problema e se envolvem nesse processo interativo, visando agir e decidir questões relacionadas com o problema.
Há temas importantes como a Dependência de Recurso, Microeconomia, Administração Estratégica e Ecologia Social, que visam identificar as precondições para colaborações; e outros como Política, economia institucional, institucional e negociação que explicam sobre os processos de colaboração e afinidades entre dirigentes e seus ambientes.
E um ponto importante a citar, é que duas empresas que disputam o mesmo mercado e que possuem os mesmos ganhos, podem dividir o mercado, utilizando a estratégia de rede de cooperação, sendo leais, tendo compromisso, dessa forma reduzindo o risco.
Existem um grande número de tipos de alianças estratégicas entre empresas grandes, médias e pequenas, que tem como objetivo atacar mercados precisos devido a concorrência que se encontra em desvantagem.
Dentre as alianças podemos citar:
- Multi-Organizacionais de serviços, ao qual as empresas têm necessidade similar e se juntam para criar uma nova entidade que venha atender a necessidade de todas;
- Oportunísticas, nessa aliança, as organizações veem uma oportunidade para terem alguma vantagem competitiva imediata e se unem para formar um novo negócio ou ampliação de um negócio já existente;
- De parceria (envolvendo fornecedores, consumidores e funcionários), nesse tipo de aliança, há o envolvimento de todos, incluindo os stakeholders, visando a criação de valor ao qual a organização precisa.
As redes de empresas surgiram inicialmente com o objetivo de reduzir riscos e incertezas, realizando o a organização de sua atividade econômica a partir coordenação e cooperação entre empresas. Porém cada empresa que coopera na rede é responsável pelo seu próprio desenvolvimento.
...