Resenha Tematica
Trabalho Escolar: Resenha Tematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Emanoela • 6/10/2013 • 355 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
Esta seguinte resenha ira abordar sobre como e feita o transporte e a distribuição da logística nas empresas.
De acordo com KOBAYASHI (2000) a logística é um processo dirigido estrategicamente para transferência e armazenagem de materiais, componentes e produtos acabados, com início nos fornecedores, passando pelas empresas, até os consumidores, apesar de a logística ser considerada um sistema de distribuição física, ele deve ater-se também aos serviços sendo necessário tornar-se uma atividade suporte interagindo com todos os setores da empresa buscando o incremento e a solidificação destas no mercado.
A logística é acima de tudo um processo de controle de fluxos físicos, produtos, e virtuais, informações. Atualmente, o abastecimento de matérias-primas e produtos ao longo das cadeias logísticas deve ter um fluxo contínuo.
Nesse pensamento, NOVAES (2004) comenta ainda que esse envolvimento integrado dos segmentos relacionados com o processo desde a fabricação até o consumo final,permeando pelos diversos setores que contemplam a criação/elaboração dos produtos,mostram a dimensão dos problemas logísticos, diferentemente dos problemas observados nos transportes, que buscam em grande maioria a solução de problemas de deslocamento de mercadorias.
As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para disponibilizar produtos onde existe demanda potencial, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador.
Segundo Kapoor (2004, p.2) “Distribuição é um dos processos da logística responsável pela distribuição dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final”.
Com as mudanças do mercado, a centralização dos estoques se faz necessário no sentido de facilitar todo o processo de entrega direta ao cliente. Para isso, os Centros de Distribuição (CD) começam a ter maior destaque com relação ao processo logístico.
A conclusão que se da e que a atividade de logística tem sido utilizado nos mais diversos setores, no entanto, por muitas vezes nem sempre compreendido. Num momento onde o mercado possui muitas semelhanças, as empresas transportadoras de cargas bem como os operadores logísticos têm buscado diferenciais que lhes permitam estar na preferência de grande parte dos cliente atuais e potenciais.
.
...