Resenha do Filme "A guerra do fogo"
Por: Gustavo Jéssica • 24/6/2015 • Dissertação • 462 Palavras (2 Páginas) • 1.583 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LICENCIATURA
7º PERÍODO
DISCIPLINA: PALEONTOLOGIA
PROFº DRº: LEONARDO RIBEIRO
ACADÊMICA: JÉSSICA DINIZ MAIA
RESUMO DO FILME “A GUERRA DO FOGO”
O filme retrata fatos da era paleolítica, e enfoca a relação entre tribos das espécies Neanderthal, Homo sapiens e Homo erectus, principalmente das duas primeiras, na descoberta e busca pelo fogo. Ele também mostra o nascimento de algumas tecnologias primitivas e reproduz o processo civilizador pela qual passaram os antigos seres humanos.
No início do filme é mostrado o cotidiano de uma tribo Neanderthal que vive em uma caverna. Nessa tribo, denominada Ulam, vivem alguns dos personagens principais da história. Essa tribo possui em seu poder o fogo, que era usado para que a tribo se mantivesse aquecida e até mesmo como arma, o que é retratado, por exemplo, na cena em que Amoukar espanta um bando de lobos com o fogo. Há uma reviravolta no modo de vida dos Ulam, após um ataque dos homens-macaco da tribo Wagabu ( Homo erectus) contra os eles. Esse ataque é contido, porém, o fogo é perdido, o que se tornou um problema, devido ao fato dos Homo neanderthais não terem aprendido ainda como produzir fogo; Eles apenas sabiam como capturá-lo na natureza.
A partir desse acontecimento, Naoh, Amoukar e Gal partem em busca de fogo. Durante sua jornada, o trio sofre um ataque de tigres dente-de-sabre e também são atacados por uma outra tribo neanderthal, os Kzamm, que praticam o canibalismo. Há uma luta entre os integrantes das duas tribos, e Naoh sai ferido. Então, após os três retomarem a jornada, eles encontram uma representante da tribo Ivaka, da espécie Homo Sapiens, chamada Ika. Já nesse momento, podemos notar que ela possui fala e conhecimento mais desenvolvidos, característica dos Homo sapiens. Ela cura o ferimento de Naoh e também ensina aos homens da tribo Ulam, a fazerem uma coisa que eles não faziam antes, ela os ensina a rir! A tribo de Homo Sapiens já possuía a tecnologia de criar habitações, fazer instrumentos como lanças e potes, além do principal, que é produzir fogo. Um dos momentos mais especiais do filme, acontece quando Ika se senta em uma caverna, e se posiciona com os instrumentos para fazer fogo. Naoh observa maravilhado a companheira fabricar o fogo. É uma cena emocionante! Emocionante também é o desenrolar da relação entre Ika e Naoh, pois, ela realiza um processo civilizador nele, apresentando a ele as relações de carinho e afeto, o que torna seu comportamento cada vez mais diferente do animal, e cada vez mais próximo do 'humano'.
Naoh então, volta para sua tribo com a tecnologia da fabricação de fogo e os ensina como fabricá-lo. Ele e Ika constituem uma família, e o filme se encerra com os dois olhando para lua, ela grávida inclusive.
...