Resenha do filme "Escritores da Liberdade"
Por: Thamyres Ribeiro • 11/9/2016 • Resenha • 286 Palavras (2 Páginas) • 3.341 Visualizações
Resenha
Escritores da Liberdade. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher.
Direção: Richard Lagravenese. País de origem: Estados Unidos 2007. DVD (122 min)
O filme é um drama baseado em histórias reais relatadas no livro “The Freedom Writters Diaries”, no Brasil “Diário dos Escritores da Liberdade”. Na história, a professora Erin Gruwell fica encarregada de assumir uma turma de ensino médio composta por alunos, na maioria negros e latinos, desacreditados e sem investimentos tanto pela escola como pela sociedade. Os alunos não recebem bem a nova professora a qual se esforça para ganhar a atenção e o respeito na sala de aula. Após diversas tentativas de atividades frustradas ela desanima, porém, não desiste.
A situação começa a mudar quando Erin Gruwell propõem uma atividade de leitura do livro “O diário de Anne Frank” o qual motivou uma segunda atividade. Na atividade seguinte, os alunos teriam que escrever um diário contando suas vidas, desafios e angustias como Anne Frank. Tudo isso foi feito sem o apoio da direção da escola e de outros professores, mesmo assim, ela começa a observar mudanças no comportamento dos estudantes e também a compreender a vida difícil de cada um dele.
Essa atividade não só melhorou o relacionamento aluno-professor como melhorou a convivência entre alunos de gangues adversarias, com conflitos raciais e outros com motivos diversos.
O filme traz a tona diversos assuntos pertinentes como racismo, xenofobia, diferenças sociais, violência, marginalização, sistema educacional fracassado e, acima de tudo, a educação como ferramenta transformadora. Dessa forma, é retratada na trama uma professora colocando acima de sua vida pessoal a salvação de crianças totalmente abandonadas pelo Estado e obtém sucesso em sua missão. O filme trabalha muito bem o dia a dia de professores e as dificuldades encontradas.
...