Resenha o filme "escritores da liberdade"
Por: Kalyne Saadh • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 881 Palavras (4 Páginas) • 800 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UFC VIRTUAL CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS DISCIPLINA: ESTÁGIO EM ENSINO DE LEITURA PROFª.: JOSILEIDE MARIA ALBUQUERQUE AGUIAR
ALUNO: ANTONIA KALINE VIEIRA SILVA
AULA 02 – ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Quiterianópolis– CE Agosto - 2015
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Assista ao filme A Leitora. Produza a resenha dele, dando ênfase à importância do ato de ler trazida pelo autor do filme. A resposta desta questão poste-a em seu portfólio.
O filme escolhido para o presente portfolio foi "Escritores da Liberdade” (2007), um dos filmes de escola que tem por objetivo incentivar os alunos a lerem literatura, como ponto de partida, testando assim a vocação de cada um para escrever algo, desde um diário sobre o cotidiano, até uma poesia, letra de hip hop ou um livro de ficção.
O enredo do filme mostra os problemas psico-sócio-culturais que atingem a escola contemporânea, em suas camadas sociais, na diversidade dos grupos pertencentes a esse ambiente, no qual reina a intolerância por parte de raça e cor, logo, um grau alto de violência entre os jovens que a frequentam uma comunidade bem próxima, em Los Angeles, em 1992 .
Revela a saga de uma professora novata que procura uma escola para ensinar língua inglesa e literatura, a adolescentes delinquentes e com grandes aversões ao ensino convencional, isto é, uma turma problemática de alunos que são reféns de gangues, os chamados “sem-futuro” naquele convívio escolar. O mais surpreendente é o modo como a professora usa sua metodologia para ajuda-los a encarar aquele martírio que era estudar.
A leitura aos assuntos ligados ao dia-a-dia deles instigara-os a ler e tornar isso um hábito. Tanto é que ao lerem “o diário de Anne Frank” se identificaram com os fatos ali expostos em forma de confissões das próprias angústias da escritora. As perseguições e conflitos internos, até problemas familiares que a turma passava, foram a base para que a professora criasse um método para que eles escrevessem seus aspectos de vida em um caderno em forma de diário. Sua ação pedagógica foi inovadora porque despertou a motivação dos alunos para expressar seus sentimentos, ler, pensar, escrever, e mudar a partir do reconhecimento como sujeito de sua própria história.
Logo depois, a turma produziu um livro com a junção dos relatos feitos por eles mesmos, intitulado “Diário dos escritores da liberdade”. A importância do ato de ler no enredo desse filme traz a tona a grande vertente do conhecimento através da leitura, do novo olhar perante o mundo e do uso da imaginação do criar e vivenciar uma historia. Enfim, o propósito de despertar a identificação e empatia com
...