Resenha o Corpo Fala
Por: Henrique Faria • 1/9/2017 • Resenha • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 475 Visualizações
Transcrição ( trocar titulo )
O autor deixa evidente que, por meio de movimentos inconscientes, o corpo transmite informações claras do que está se passando no íntimo das pessoas. Tal linguagem, como ele diz, não necessita de palavras completas ou frases formuladas para expressar sentimentos, assim como o vermelho representa desde a simples cor do carro do Corpo de Bombeiros até o sinal vermelho de um semáforo parado. Fica evidente, então, que o corpo se comunica muito além da fala. Isso é notado logo no início do capítulo um, onde o autor diz:
“ Alguém à sua frente cruza ou descruza os braços, muda a posição do pé esquerdo ou vira as palmas das mãos para cima. Tudo isso são gestos inconscientes e que, por isso mesmo, se relacionam com o que se passa no íntimo das pessoas. “
A fim de facilitar o estudo desses movimentos, o autor compara o corpo humano a uma esfinge assíria ( conhecida como Kerub ), que é composta por um corpo de boi, tórax de leão, asas de águia e cabeça de homem, todas elas interligadas entre si e com cada qual representando uma parte psicológica do homem.
- O boi, claramente citado como alguém instintivo, corresponde a parte das vontades do homem, que exibe o seu desejo no momento estufando ou contraindo o abdômen, recusando ou aceitando uma oferta.
- O leão, taxado como o centro do “ eu “, é a parte emocional do ser humano. Quase que diretamente ligado ao boi, o leão, quando está em evidência, cheio de si ou que no momento quer se impor, estufa o peito do boi. Ao contrário, um leão mais submisso, ordena ao boi para que retraia seu abdômen. Um tórax normal, obviamente, corresponde a um eu equilibrado.
- A águia indica o controle mental sobre o corpo, tendo os olhos como o espelho da mente. Fica evidenciado que, uma cabeça erguida representa o controle total da mente. Uma cabeça baixa significa pouco ou nenhum controle mental, ou uma pessoa facilmente controlável ou oprimida. Uma cabeça em posição normal significa um controle mental equilibrado.
- A cabeça de homem representa a soma de todas as outras partes da esfinge: a consciência e o domínio dos três inconscientes anteriores.
Interpretar certos movimentos corporais nos dão espaço para perceber se sairá um acordo de uma determinada conversa ou não. Por exemplo, uma senhora com a bolsa no colo durante a conversa demonstra que ela não está a vontade no ambiente. Ela, ao deixar a bolsa de lado, diz que está confiante e aberta a qualquer discussão. É de se notar também que, movimentos quase mímicos entre duas pessoas demonstram simpatia de uma com a outra. Mas, quem primeiro modifica a posição corporal, é o líder momentâneo da conversa. É importante ainda olhar para o espelho da mente: os olhos. Ricamente expressiva, essa região nos diz muito do que se passa no inconsciente da pessoa. Sobrancelhas abaixadas indicam concentração, reflexão ou seriedade. Já levantadas, indicam espanto, alegria ou surpresa. O mesmo pode ser dito a respeito dos lábios, que basta estarem arqueados para cima para demonstrar prazer, alegria, satisfação. Lábios arqueados pra baixo, como de praxe, indicam desprazer, tristeza e insatisfação. Tudo isso, quando somados, podem nos transmitir uma situação harmônica ou desarmônica.
Mas devemos deixar claro que a linguagem corporal e o sorriso nem sempre harmonizam. Isso é citado no capítulo seis, quando a soma de todos os movimentos são negativos, entre os quais um braço cruzado sobre o peito, que defende a posição do leão, ou do sentimento do eu, negando algo emotivamente; o outro braço leva o cigarro para trás, demonstrando que não quer ceder um objeto ou então quer arremessa-lo sobre um agressor enquanto recua. Mas, contudo, mostra um sorriso, embora seco, deixando claro que é apenas um sorriso de educação e não de concordância.
[ Adequar ao texto: 1. O cumprimento com a mão num forte aperto é sinal de que não há restrições. A mão frouxa é sinal de que a pessoa tem medo de ser envolvida.
2. Sentando com a pasta ou a bolsa sobre o colo, "protegendo o boi". Significa que você não está à vontade.
3. Pés em direção a pessoa indicam que você se interessa por ela. Se eles estiverem voltados para a porta, é a direção em que o corpo quer ir.
4. Com braços cruzados no peito, você não quer mudar a opinião e nem aceitar o que estão lhe falando.
...