Resistência A Mudança - Cultura E Mudança Organizacional
Monografias: Resistência A Mudança - Cultura E Mudança Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ARCJ • 21/10/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 499 Visualizações
Devido aos fatores como a globalização, a competitividade, o desenvolvimento sustentável e outros, estão levando as empresas públicas e privadas a adequarem-se ao novo contexto e novos padrões a fim de não cair na temida obsolescência organizacional nesses últimos tempos. Dessa maneira, é notória a existência no ser humano uma tendência de encarar o processo de mudança negativamente, porem mudar requer sabedoria e flexibilidade; essa resistência á mudança pode influenciar no sucesso ou fracasso da mudança organizacional, sobretudo em um ambiente bem dinâmico e propenso a mudanças como o setor operacional na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Nesse quadro, como proposta para minimizar essa resistência e não a vir a interferir nos índices de resultados da empresa orientada no sentido de incrementar a eficácia e eficiência da administração pública, se faz necessário a importância de ouvir os empregados quanto à mudança proposta a ser inserida no ambiente de trabalho. Bem como outros critérios de equidade, por exemplo: gerar compromissos amplos que permitam superar parcialmente os interesses egoístas de cada indivíduo e grupo; manter informado ao máximo aos colaboradores sobre as mudanças e permitir que eles tenham um canal aberto para dar feedback ou seja, uma conversar aberta; permissão para os funcionários expressar suas próprias idéias com abordagens criativas e proativas, assim manter os empregados participantes do processo; proporcionar aos funcionários de maneira sistemática e contínua aulas de treinamento, equipamentos e quaisquer outros recursos para ajudá-los a adaptar-se e sobressair no ambiente alterado de forma a manter eficiente e eficaz antes, durante e após as mudanças acontecerem.
Portanto, percebe-se que a forma mais eficiente de conduzir uma mudança organizacional profunda é ensinar as pessoas, em vez de lhes impor mudanças através da autoridade, bem como realizar um processo de mudança de forma participativa junto a todos os funcionários.
REFERÊNCIAS
Bergue, Sandro Trescastro. Cultura e mudança organizacional. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.
CALDAS, Miguel P e MOTTA, Fernando C. Prestes. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.
CHU, Rebeca Alves and WOOD JR., Thomaz. Cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local? Rev. Adm. Pública [online]. Vol.42, n.5, pp. 969-991. ISSN 0034-7612, 2008.
Edval, Dan Junior et al. Mudança organizacional: técnicas empregadas para minimizar impactos e gerar comprometimento. Revista cadernos de administração. Ano 1, Vol. 1, nº 02 Jul – Dez/2008
...