Resolução das questões propostas
Tese: Resolução das questões propostas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviaviana • 11/10/2013 • Tese • 1.690 Palavras (7 Páginas) • 305 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre por meio da reportagem “Freelancers abrem espaços nas grandes empresas”.
2. DESENVOLVIMENTO
Resolução das questões propostas.
2.1 Organizações como a IBM, e outras citadas o texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
A diferença é que as empresas que trabalham com freelancers são organizações que o trabalho é realizado em unidades organizacionais menores, com estruturas mais planas. Os limites e a permanência na organização esbatem-se à medida que o trabalho é executado por organizações virtuais e as equipes são montadas para a duração da tarefa. Os trabalhadores tornam-se responsáveis pela forma como o trabalho é conduzido e é organizado. O trabalho torna-se mais dinâmico e flexível em resposta às rápidas mudanças do mercado. Os trabalhadores tornam-se responsáveis pela forma como o trabalho é conduzido e organizado, eles podem trabalhar em casa, podem trabalhar a partir de diferentes locais (pertencentes à empresa seus colaboradores ou clientes), e também podem trabalhar enquanto se deslocam.
Já as organizações burocráticas são organizações maiores com grande estrutura, um agrupamento social em que rege o princípio da competência definida mediante regras, estatutos, regulamentos; da documentação; da hierarquia funcional; da especialização profissional; da permanência obrigatória do servidor, na repartição, durante determinado período de tempo; e da subordinação do exercício dos cargos a normas.
2.2 Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
A diferença entre essas empresas são:
A google tem o modelo de gestão busca acompanhar a evolução da Web, ou seja é necessário mais agilidade para adaptar-se as frequentes mudanças.
Ela busca transformar-se em uma empresa que atrai talentos, transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte do tempo. O modelo de gestão é baseado em pequenas unidades de trabalho autônomas (empresas dentro da empresa), esse modelo permite que os colaboradores tenham mais autonomia desenvolvendo assim um trabalho mais eficiente.
A IBM tem o modelo de gestão onde existem muitos freelancers pessoas que não tem vínculo empregatícios com a empresa, executam suas tarefas específicas e partem para outra.
Eles trabalham remotamente em suas casa e tem uma quantidade de dias definidos para entregar os trabalhos propostos, embarcam e desembarcam em trabalhos temporários, não deixando assim de entregar um trabalho com qualidade.
A Empresa Facebook, os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite que as pessoas desenvolvam sua criatividade e promovam a inovação. Quando Ricardo Semler começou a difundir suas ideias sobre gestão empresarial, em 1982, na Semco S/A, pregando de forma radical a liberdade e democracia industrial nas empresas, a maioria achou que ele estava louco. Hoje, seu modelo de gestão é referência internacional para qualquer gestor de empresa.
2.3 Para responder a questão 03 leia os fragmentos que foram retirados do texto.
a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]
b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de compahias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhões no último ano.
c) [...] mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas –o equivalente a um terço da força de trabalho americana --- dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
d) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão” afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
e) A Americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sitema. [...]
A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos ultilizados nos itens acima.Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente essa diferença.
No item “a”, faz a citação da Empresa( IBM) e o número de funcionários que trabalham na empresa (430.000) e o número de países (170) que ela tem filial.
No item “b”, faz a citação da Empresa (Elance) e o número de funcionários que nela trabalham (1,3 milhões).
No item “c” faz a citação do sindicato (Freelancers Union) e os países que foram feitas as pesquisas (Estados Unidos e Alemanha).
No item “d” faz temos a voz de autoridade presente por meio da citação de um nome renomado (Carolina Azevedo) o cargo que ela ocupa (executiva) e a empresa que ela trabalha ( Empresa de recrutamento Michael Page).
No
...