Responsabilidade Penal Das Pessoas Juridicas Face Aos Crimes Ambientais à Luz Da Lei 9.605/98
Dissertações: Responsabilidade Penal Das Pessoas Juridicas Face Aos Crimes Ambientais à Luz Da Lei 9.605/98. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Volneiadv • 21/5/2014 • 9.415 Palavras (38 Páginas) • 758 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE
CURSO DE DIREITO
A INCRIMINAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA EM FACE DOS CRIMES AMBIENTAIS À LUZ DA LEI 9.605/98
Brusque, maio de 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE
CURSO DE DIREITO
A INCRIMINAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA EM FACE DOS CRIMES AMBIENTAIS À LUZ DA LEI 9.605/98
Volnei Montibeller
Monografia submetida ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito.
Orientador: Professor Mestre Rodrigo José Leal
Brusque, maio de 2009
Agradecimentos
A Deus, por ter sido um amigo fiel em todas as horas e por ter trilhado meu caminho com muito amor e paz;
A minha família por todo amor e orientação em todos os momentos da minha vida, a qual é impossível substituir e dimensionar o que sinto por ela.
A todos os meus amigos, peças fundamentais no meu crescimento como ser humano e fonte infinita de felicidade e paz.
Ao meu orientador Mestre Rodrigo José Leal, que não me faltou em momento tão importante, pela sua total compreensão, dedicação e pela sua fundamental orientação que possibilitou a realização deste trabalho para a conclusão do Curso de Direito.
DEDICATÓRIA
Se enxerguei mais alto foi porque me apoiei nos ombros de gigantes, e por esse motivo, dedico esse trabalho monográfico a meu pai, pois foi o colo que me acolheu, o abraço que me envolveu, a palavra que me confortou, o silêncio que me respeitou, alegria que me contagiou, enfim, é o amor que me promove.
TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Declaro, para todos os fins de direito, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico conferido ao presente trabalho, isentando a Unifebe, a coordenação do Curso de Direito, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer responsabilidade acerca do mesmo.
Brusque, maio de 2009.
Volnei Montibeller
Graduando
PÁGINA DE APROVAÇÃO
A presente monografia de conclusão do Curso de Direito do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, elaborada pelo graduando Volnei Montibeller, sob o título A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica frente a Lei 9.605/98, foi submetida em ______ à banca examinadora composta pelos seguintes professores: _______________, _______________, e Rodrigo José Leal, e aprovada com a nota _____(_______).
Brusque, maio de 2009
Professor Mestre Rodrigo José Leal
Orientador e Presidente da Banca
Professora Mestre
Coordenação da Monografia
ROL DE CATEGORIAS
Rol de categorias que o Autor considera estratégicas à compreensão do seu trabalho, com seus respectivos conceitos operacionais.
Crime:
É a violação de um bem jurídico que o Estado tutela, para a segurança social, em benefício da sociedade.
Culpabilidade:
“Consiste no juízo de reprovação que incide sobre a conduta delituosa. Sendo seus elementos a imputabilidade, o potencial conhecimento da ilicitude e a exigibilidade de conduta conforme o direito” .
Empresa:
Caracteriza-se por uma organização de atividades econômicas, destinadas à produção de certos bens ou serviços, realizada com fim profissional.
Pessoa Jurídica de Direito Público:
São pessoas jurídicas que personalizam as instituições ou as entidades, “(...) criadas, naturalmente, pela ordem jurídica, com elementos fundamentais da organização política de um povo e indispensáveis ao objeto do próprio Estado” .
Pessoa Jurídica de Direito Privado:
É a pessoa jurídica realizando fins de ordem puramente particular, não obstante, em certos casos recebe a assistência do poder público.
Responsabilidade Jurídica:
Cindida em responsabilidade civil e responsabilidade penal, a pessoa jurídica “(...) nada mais é do que a própria figura ‘in genere’, transportada para o campo do direito, situação originada por ação ou omissão de sujeito de direito público ou privado que, contrariando norma objetiva, obriga o infrator a responder com sua pessoa ou bens” . É a pessoa jurídica realizando fins de ordem puramente particular, não obstante, em certos casos, receber a assistência do poder público.
SUMÁRIO
RESUMO 11
Capítulo 1 15
PESSOA JURÍDICA 15
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 15
1.2 A PERSONALIDADE JURÍDICA 15
1.3 TEORIAS ACERCA DA EXISTÊNCIA DA PESSOA JURÍDICA 16
1.3.1 Teoria da ficção 16
1.3.2 Teoria organicista 19
1.3.3
...