Responsabilidade Social
Ensaios: Responsabilidade Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juunip2014 • 26/3/2014 • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 476 Visualizações
1. Os fundamentos da responsabilidade social
O termo responsabilidade social possui diferentes significados para diferentes pessoas, porém, constitui a obrigação administrativa das empresas em tomar decisões que protejam e promova tanto o bem estar da sociedade, assim como das mesmas.
A Responsabilidade Social é vista como um compromisso da empresa com relação à sociedade e a humanidade em geral, e uma forma de prestação de contas do seu desempenho, baseada na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem.
O raciocínio lógico é simples: se a empresa obtém recursos da sociedade, é seu dever restituí-los não apenas sob a forma de produtos e serviços comercializados, mas, principalmente, através de ações sociais voltadas para a solução dos problemas sociais que afligem esta sociedade.
A ideia da Responsabilidade Social vem ganhando destaque e popularidade a participação das empresas em ações que beneficiam a sociedade que também é acompanhada atentamente pelo mercado.
Esse modelo de atuação foi desenvolvido por Keith Davis e em termos simples englobam cinco proposições de como e por que as empresas devem aderi-las:
1ª: A responsabilidade nasce do poder social, ou seja, a ação coletiva de todas as empresas de um país determina a proporção de minorias empregadas, assim como as a manutenção das condições ambientais onde os mesmos vivem.
2ª: Deve existir uma linha de comunicação aberta, honesta e contínua entre empresa e sociedade, promovendo e atendendo assim a necessidade e o bem-estar da sociedade.
3ª: Influenciando também a tomada de decisões, além da viabilidade técnica e lucratividade, está também a análise das consequências sociais que todas as atividades exercidas poderão causar a curto e longo prazo, antes de executá-las.
4ª: Afirma-se que não se deve esperar que os custos de financiamentos de projetos sociais sejam desvantajosos para empresa, ou seja, a manutenção de tais projetos devem também ser repassada ao consumidor por preços mais altos nos produtos.
5ª: Tal proposição afirma que empresas e cidadãos que possuam conhecimento, mesmo que não ligados diretamente a um problema social, devem se predispor a resolvê-lo, afinal, os mesmos ambos beneficiam-se das melhores condições como um todo, tendo assim também responsabilidade.
2. Resposta Social e tomada de decisões.
Para que uma empresa seja eficaz e eficiente a mesma deve cumprir com sua responsabilidade social, não desperdiçando assim os recursos que dispõe e determinando exatamente quais e como serão executadas as decisões essenciais para que se mantenha assim um alto nível social dentro dela.
3. Cumprindo as responsabilidades sociais.
Segundo Lipson, para o cumprimento das obrigações sociais levando-se em conta uma abordagem desejável e responsável, contamos com alguns elementos:
1º: Incorporação de metas sociais ao processo de planejamento;
2º: Procura de normas comparativas para programas sociais dentro da sua área;
3º: Apresentação de relatórios sobre a evolução da responsabilidade social a todos para todos comprometidos na empresa;
4º: Experimentos de diversas abordagens, mensurando assim o desempenho social;
5ª: Intenção de mensurar custos e retornos dos investimentos em programas sociais;
Já S. Prakash Sethi nos apresenta três abordagens para o cumprimento:
1ª: Obrigação social: As empresas confinam apenas as atividades de responsabilidade social devido à legislação e tem essencialmente finalidades econômicas;
2ª: Responsabilidade social: As empresas possuem objetivos econômicos e sociais;
3ª: Resposta social: As empresas tem a obrigação de prever problemas sociais em potencial e trabalhar ativamente assim no preventivo, além de seus objetivos econômicos e sociais.
4. Atividades de responsabilidade social e funções da ADM
A responsabilidade social, assim como a administração se entrelaçam diretamente, afinal, para obtermos resultados satisfatórios em nossa responsabilidade social necessitamos de: planejamento, organização, influência e controle.
Planejamento: Devem ser adotados diversos tipos de previsões na ordem econômica, política e tecnológica numa empresa. Já nas tendências e futuras atitudes sociais deve-se estar atento á poluição da água, segurança das condições de trabalho e sistema nacional de educação são os que prevalecem, ambos influenciando no desenvolvimento nos planos da empresa, sejam eles a curto, médio ou longo prazo.
Organização: Implica em estabelecer para todos os recursos da empresa uma utilização lógica, alcançando assim os objetivos sociais coerentemente com seus planos de responsabilidade social.
Influência: Os líderes das empresas devem ser capazes de liderar, comunicar, motivar e trabalhar com todos os membros da empresa, exercendo assim influência resultando assim o alcance dos objetivos.
Controle: Tem a finalidade de analisar se o planejado está sendo executado, havendo necessidade realizam alterações para que alcançar assim os objetivos propostos.
5. Ética empresarial
É a capacidade de refletir sobre os valores do processo de tomada de decisões da empresa, determinando como a maneira que os mesmos afetarão vários grupos de interesse, estabelecendo também como os líderes utilizarão essas observações dentro da organização.
Líderes éticos buscam o sucesso incessantemente dentro dos limites da prática administrativa
...